Brisa leva Via Verde para a Índia
Esta iniciativa surge na sequência do lançamento de quatro projectos-piloto, pelas autoridades indianas, que visam a implementação de “um sistema interoperável de cobrança electrónica de portagem naquele país”

Pedro Cristino
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Através da sua participada Feedback Brisa Highways, a Brisa vai levar para o mercado indiano a tecnologia Via Verde.
Esta iniciativa surge na sequência do lançamento de quatro projectos-piloto, pelas autoridades indianas, que visam a implementação de “um sistema interoperável de cobrança electrónica de portagem naquele país”.
No seu comunicado de imprensa, o grupo português explica que a Feedback Brisa Highways ganhou um destes quatro projectos, “o qual será implementado na National Highway 8 (NH 8), ao longo dos próximos seis a 12 meses”.
A auto-estrada NH 8 liga Deli a Beawer, “um eixo privilegiado na ligação daquela cidade a Mumbai”, que conta com uma extensão de 400 quilómetros, sendo constituída por três concessionárias e por sete praças de portagem.
Para o desenvolvimento deste piloto, a empresa celebrou ainda uma parceria com o ICICI Bank, “um dos maiores bancos indianos”, segundo o comunicado. A mesma fonte explica que o mercado indiano dispõe do “maior e mais ambicioso plano de requalificação, modernização e construção de auto-estradas”.
A Brisa revela que a Índia conta “com 20 mil quilómetros de auto-estradas nacionais, e 15 mil quilómetros de auto-estradas estatais já construídas ou em fase de requalificação, e mais de 20 mil quilómetros previstos para lançar e adjudicar no período 2012-2015, a maioria das quais em regime de parceria público-privada”.