“Desafios Urbanos’12” distingue “Fábricas de Criação” de Ivo Lapa e Mário Carvalhal
O objectivo do concurso, era o de “permitir que o conhecimento científico e a criatividade dos arquitectos sejam direccionados para a apresentação de uma proposta de arquitectura no âmbito da reabilitação e recuperação de imóveis”

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Concurso de Ideias “Desafios Urbanos’12”, lançado pelo portal Espaço de Arquitectura com o apoio dos patrocinadores do portal e da Câmara Municipal de Guimarães, que visava a elaboração de um projecto de reabilitação de um conjunto de imóveis localizados em pleno Centro Histórico da cidade do Porto, Património da Humanidade, atribuiu o 1ºPrémio a Ivo Lapa e Mário Carvalhal, na categoria de Arquitecto, e ao grupo de estagiários Desassociados o 1ºPrémio na categoria de Estudante.
Segundo o portal, as “Fábricas de Criação”, da autoria de Ivo Lapa e Mário Carvalhal, “são um programa consolidado em países como Espanha, França, Inglaterra ou Alemanha. Estas fábricas criativas nascem do aproveitamento de antigos espaços industriais que, pelo baixo preço das infraestruturas abandonadas, e pelas características físicas dos espaços amplos e fluídos, oferecem um grande potencial de adaptação”.
De acordo com a mesma fonte, “as fábricas de criação estabelecem-se como locais que servem de incubação a pequenos projectos empresariais, fazendo parte integrante de políticas de recuperação económica, inovação, e investigação de novos produtos e práticas, podendo converter-se em motores de investigação em torno das novas tecnologias, da criação artística mais avant-garde, ou das práticas mais artesanais”.
Na mesma categoria, o concurso premiou ainda Christopher Ribeiro da Silva, Filipa Mota Nunes e Ricardo Branco, com o 2º lugar, e duas menções honrosas a Arquitectos Matos e Nu.Ma e ao colectivo Santiago & Torres.
O objectivo do concurso, era o de “permitir que o conhecimento científico e a criatividade dos arquitectos sejam direccionados para a apresentação de uma proposta de arquitectura no âmbito da reabilitação e recuperação de imóveis”, aliando inovação a realismo, criatividade a condicionantes regulamentares e ousadia a sustentabilidade.