Aires Mateus são finalistas do Prémio Mies van der Rohe 2013
Os nomes do vencedor do prémio e do concorrente distinguido com a “Menção Especial Arquitecto Emergente” serão anunciados em Maio

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A dupla Manuel e Francisco Aires Mateus foram nomeados finalistas do Prémio Mies van der Rohe para a Arquitectura Contemporânea da União Europeia, com o projecto do Lar de Idosos em Alcácer do Sal para a Santa Casa da Misericórdia desta localidade.
Segundo o anúncio da Comissão Europeia e da Fundação Mies van der Rohe os outros quatro finalistas que competirão pelo Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia/Prémio Mies van der Rohe em 2013 são a belga Marie-José Van Hee (atelier Robbrecht en Daem architecten), pela câmara municipal de Gand, no seu país; o BIG Bjarke Ingels Group, com um parque urbano intercultural em Copenhaga, Dinamarca; os ateliers Batteríid Architects, Henning Larsen Architects e Studio Olafur Eliasson pela sala de concertos e centro de conferências designado Harpa, em Reiquejavique, capital da Islândia; e o atelier berlinense de Jürgen Mayer-Hermann, pelo espaço comercial e cultural Metropol Parasol, em Sevilha.
Segundo o comunicado foram nomeadas 335 obras de 37 países participantes no programa da UE “Cultura”, onde um júri de peritos seleccionou a lista final. Os nomes do vencedor do prémio e do concorrente distinguido com a “Menção Especial Arquitecto Emergente” serão anunciados em Maio.
No mesmo documento, Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude declarou que: “Dispomos de uma enorme riqueza de talentos na arquitectura europeia, que é um exemplo fulgurante do dinamismo dos nossos sectores culturais e criativos. Simultaneamente, devemos reconhecer que o sector da arquitetura enfrenta desafios significativos decorrentes do abrandamento económico. A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe estão empenhadas em apoiar este sector, que contribui de forma considerável para a economia e a criação de emprego, além da sua importância para a criação de beleza e como factor de coesão da nossa sociedade”.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 6 de Junho, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona, Espanha.
O Prémio Mies van der Rohe tem periodicidade bienal e foi lançado em 1988. Na sua primeira edição, Álvaro Siza Vieira foi o galardoado com o projecto para o Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.