Aires Mateus são finalistas do Prémio Mies van der Rohe 2013
Os nomes do vencedor do prémio e do concorrente distinguido com a “Menção Especial Arquitecto Emergente” serão anunciados em Maio

Ana Rita Sevilha
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A dupla Manuel e Francisco Aires Mateus foram nomeados finalistas do Prémio Mies van der Rohe para a Arquitectura Contemporânea da União Europeia, com o projecto do Lar de Idosos em Alcácer do Sal para a Santa Casa da Misericórdia desta localidade.
Segundo o anúncio da Comissão Europeia e da Fundação Mies van der Rohe os outros quatro finalistas que competirão pelo Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia/Prémio Mies van der Rohe em 2013 são a belga Marie-José Van Hee (atelier Robbrecht en Daem architecten), pela câmara municipal de Gand, no seu país; o BIG Bjarke Ingels Group, com um parque urbano intercultural em Copenhaga, Dinamarca; os ateliers Batteríid Architects, Henning Larsen Architects e Studio Olafur Eliasson pela sala de concertos e centro de conferências designado Harpa, em Reiquejavique, capital da Islândia; e o atelier berlinense de Jürgen Mayer-Hermann, pelo espaço comercial e cultural Metropol Parasol, em Sevilha.
Segundo o comunicado foram nomeadas 335 obras de 37 países participantes no programa da UE “Cultura”, onde um júri de peritos seleccionou a lista final. Os nomes do vencedor do prémio e do concorrente distinguido com a “Menção Especial Arquitecto Emergente” serão anunciados em Maio.
No mesmo documento, Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude declarou que: “Dispomos de uma enorme riqueza de talentos na arquitectura europeia, que é um exemplo fulgurante do dinamismo dos nossos sectores culturais e criativos. Simultaneamente, devemos reconhecer que o sector da arquitetura enfrenta desafios significativos decorrentes do abrandamento económico. A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe estão empenhadas em apoiar este sector, que contribui de forma considerável para a economia e a criação de emprego, além da sua importância para a criação de beleza e como factor de coesão da nossa sociedade”.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 6 de Junho, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona, Espanha.
O Prémio Mies van der Rohe tem periodicidade bienal e foi lançado em 1988. Na sua primeira edição, Álvaro Siza Vieira foi o galardoado com o projecto para o Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.