Sector dos Centros Comerciais apresenta evolução com tendência positiva em 2012
“As conclusões que retiramos dos índices hoje apresentados são a prova da dinâmica de um sector que soube antecipar a crise, adaptando-se às exigências dos novos consumidores”
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
“O Sector dos Centros Comerciais em Portugal apresentou uma evolução com tendência positiva ao longo de 2012, embora o consumo privado das famílias tenha alcançado o valor mais baixo dos últimos anos”. Esta é a principal conclusão da leitura dos Índices de Tráfego e de Vendas em Centros Comerciais, concebidos pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e divulgados pela primeira vez em Portugal.
Segundo a APCC, da leitura dos Índices é possível concluir que “2011 foi o ano em que se verificou a maior quebra nas Vendas e no Tráfego, sendo o 4º trimestre de 2011 o pior dos últimos 3 anos”.
Já a partir de 2012, “o sector apresentou uma evolução com tendência positiva, observando-se variações cada vez menores de trimestre para trimestre”, revela a mesma fonte.
Tanto o Índice de Vendas como o Índice de Tráfego de 2012 seguem as mesmas variações mensais dos anos anteriores (2011 e 2010), alterando-se a par e passo, ou seja, “a variação do tráfego acompanha de forma proporcional a variação das vendas, embora em 2012 tenhamos assistido a um aumento das vendas face ao número de visitas nos Centros Comerciais”.
Segundo Sampaio de Mattos, Presidente da APCC, “as conclusões que retiramos dos índices hoje apresentados são a prova da dinâmica de um sector que soube antecipar a crise, adaptando-se às exigências dos novos consumidores e fortalecendo a sua oferta face ao mercado”. E acrescenta: “Os Índices de Tráfego e de Vendas não serão alheios ao contexto económico e social, mas o sector quer continuar a evoluir positivamente em 2013”.
Os Índices de Tráfego e de Vendas da APCC reflectem a evolução e a performance do sector, construídos com base em informação fornecida pelos seus Associados, que representam mais de 90% da Área Bruta Locável nacional.