Vida Imobiliária lança Prémio de Reabilitação Urbana
As candidaturas já arrancaram e terminam a 31 de Janeiro de 2013

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Reabilitar, Renovar e Regenerar, uma iniciativa da Vida Imobiliária que pretende reconhecer a requalificação das cidades portuguesas, distinguindo os projectos de reabilitação urbana que regeneram o tecido urbano e representam uma mais valia para a comunidade onde se integram, já está a receber candidaturas.
O Prémio, de periodicidade anual, visa ainda estimular a excelência profissional dos operadores económicos, sociais e autárquicos que protagonizam estas intervenções.
A fase de candidaturas decorre até 31 de Janeiro de 2013, podendo ao mesmo concorrer projectos de reabilitação urbana, desde que concluídos entre 1 de Janeiro de 2011 e 31 de Dezembro de 2012. A candidatura pode ser apresentada pelos proprietários da intervenção ou por qualquer outro agente envolvido no projecto, desde que o primeiro a autorize formalmente.
Arturo Malingre, director do Prémio, explica: “A reabilitação urbana é um desígnio nacional, numa altura em que as cidades portuguesas se encontram tão degradas e envelhecidas e em que se exige uma atitude empreendedora e revitalizadora de todos os agentes que podem ter um impacto na requalificação do tecido urbana e da melhoria da qualidade de vida que estas intervenções aportam”.
E acrescenta: “Este é ainda um caminho crucial para o sector imobiliário, uma indústria que se encontra numa fase deprimida e que pode encontrar neste segmento uma forma de crescer e se dinamizar. Por isso, a Vida Imobiliária decidiu lançar este Prémio, que visa discriminar positivamente as intervenções urbanas que reavivem as cidades e, adicionalmente, motivar todos quantos nelas estão envolvidos, sejam promotores, construtores, arquitectos, utilizadores ou autarquias. E não estamos apenas a falar do valor económico e estético da reabilitação, mas também do seu impacto para as comunidades em que se insere e pelo valor que gera para a sociedade e para a economia regional. É isso que queremos distinguir com este prémio”.