Design Factory cria “segunda pele” em edifício no Porto
A casa será transformada na zona social do Get Set Festival
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Design Factory é o gabinete responsável pela conceptualização e curadoria do projecto “The House – Creative Exhibition”, integrado no Get Set Festival, evento que pretende mostrar o potencial regenerador da criação artística. Tendo como base o tema desta edição do festival, “Decadent Beauty”, o desafio do Design Factory passa por conferir uma “segunda pele” a um edifício de três andares sito na Rua do Almada, em pleno centro do Porto, mantendo a sua pré-existência.
A casa será transformada na zona social do Get Set Festival, acolhendo, à noite, os concertos promovidos pela organização do evento. A inauguração está agendada para dia 4 de Outubro.
Nesse sentido, entre os dias 4 e 7 de Outubro, e com entrada gratuita, os diferentes pisos do edifício, outrora uma empresa ligada a tecidos, serão “invadidos” por várias intervenções artísticas, os convidados do Design Factory “vão conferir novas abordagens aos espaços da casa, recriando, por exemplo, de forma contemporânea, zonas que foram, no passado, uma sala de costura ou uma sala de tecidos”, explica o gabinete em comunicado de imprensa.
Um dos projectos apresentados será a reinterpretação da memória do que era aquele edifício, recorrendo a objectos, sons e imagens antigas da cidade do Porto, sublinha a mesma fonte.
O projecto “The House – Creative Exhibition” integra ainda, entre outros projectos, exposições de escultura, arquitectura, design, multimédia, ilustração e diversas instalações tendo por base objectos e materiais antigos existentes na casa. Os Rising Giant são os convidados internacionais do Design Factory e estarão a “actuar” in loco durante os quatro dias do evento. Segundo o gabinete sedeado no Porto, os britânicos “são especialistas em conjugar arte urbana com a ilustração em estilo de banda desenhada, utilizando o mínimo de cor com o máximo impacto”.