Macau quer aproveitar experiência portuguesa em conservação de monumentos
Pela informação divulgada pela Secretaria de Estado da Cultura, “foi manifestada a intenção dos responsáveis macaenses de aproveitar a elevada experiência dos técnicos em património portugueses, nas áreas da conservação e restauro de monumentos”

CONSTRUIR
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
O Governo português anunciou este fim-de-semana que pretende reforçar a ligação com Macau na área da Cultura, partilhando a experiência nacional em conservação de monumentos e arquivos e promovendo projetos de internacionalização das artes naquela região.
Numa reunião realizada em Lisboa entre o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e uma delegação macaense liderada pelo secretário para os Assuntos Sociais e Culturais de Macau, Cheong U, foram reforçadas ligações institucionais entre Portugal e Macau tendo em vista a celebração das comemorações dos 500 Anos de Amizade entre Portugal e a China, em 2013.
Segundo uma informação divulgada pela Secretaria de Estado da Cultura, “foi manifestada a intenção dos responsáveis macaenses de aproveitar a elevada experiência dos técnicos em património portugueses, nas áreas da conservação e restauro de monumentos”.
Também, “a capacidade e desempenho dos organismos portugueses na área das bibliotecas e dos arquivos, com destaque para o trabalho de digitalização de milhões de documentos e obras no âmbito da Europeana, recebeu elevado interesse”, acrescenta.
A informação refere que o secretário de Estado da Cultura transmitiu “a vontade do Governo português de apoiar a região de Macau facilitando o acesso, na área das indústrias criativas e culturais, a projetos de interesse comum” inseridos no programa europeu Europa Criativa que apoia trabalhos de cinema, televisão, cultura, música, artes do espetáculo ou património.
Da parte dos responsáveis portugueses presentes na reunião, foi ainda “reiterada a intenção de aumentar o número de projectos de internacionalização das artes com incidência em Macau”.
Este ano, já foi selecionado um projeto na área da arquitetura e outro na área do teatro, a realizar em território macaense em 2013.