SMA aumenta volume de vendas em 16%
“Graças à sua presença em 21 países, a empresa foi bem sucedida no seu objectivo de expandir as vendas no estrangeiro”

Pedro Cristino
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A SMA Solar Technology anunciou que continuou o seu crescimento ao longo do segundo trimestre deste ano, tendo aumentado, durante a primeira metade de 2012, o volume homólogo de vendas em 16,6%, atingindo os 833,7 milhões de euros.
“Graças à sua presença em 21 países, a empresa foi bem sucedida no seu objectivo de expandir as vendas no estrangeiro”, refere o comunicado do grupo, onde se revela que as vendas brutas no estrangeiro aumentaram 12,1% em comparação com igual período do último ano, alcançando os 463,9 milhões de euros.
O lucro líquido consolidado, por sua vez, decresceu, tendo passado dos 73,5 milhões de euros, no primeiro semestre de 2011, para os 59,4 milhões de euros registados no mesmo período do ano em vigor.
“Na primeira metade do ano de 2012, o desenvolvimento da procura foi caracterizado, em larga medida, por alterações óbvias nas condições de subvencionamento em mercados fotovoltaicos europeus de importância”, refere a SMA, explicando que o resultado foi “uma procura antecipada de inversores para sistemas fotovoltaicos de cobertura”.
A mesma fonte declara que, a juntar a esta situação, “os efeitos de sustentação que resultaram, por exemplo, num elevado nível de omissionamento comercial na Alemanha ao longo do último trimestre de 2011, tiveram um impacto positivo na procura dentro desta área”.
“Os resultados da primeira metade do ano satisfizeram – ou até excederam – as expectativas em muitas áreas, apesar do difícil período vivido pelos mercados. Acima de tudo, a política de internacionalização, adoptada por nós numa fase ainda inicial, resultou num desenvolvimento agradável dos nossos negócios internacionais”, explicou o porta-voz do conselho de administração e director financeiro da SMA; Pierre-Pascal Urbon.