Fundo de Eficiência Energética abre candidaturas para projectos que promovam a eficiência energética
Os avisos “Edifício Eficiente” e “SGCIE-Incentivo à Promoção da Eficiência Energética” estão abertos até 28 de Setembro de 2012
Ana Rita Sevilha
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
No âmbito do plano de actividades do Fundo de Eficiência Energética, estão abertas candidaturas para o desenvolvimento de projectos e iniciativas que promovam a eficiência energética nas áreas residencial e industrial.
Segundo uma nota de imprensa enviada ao Construir pelo Fundo de Eficiência Energética (FEE), os avisos “Edifício Eficiente” e “SGCIE-Incentivo à Promoção da Eficiência Energética” estão abertos até 28 de Setembro de 2012.
De acordo com a mesma fonte, “projetos que promovam a eficiência energética em edifícios residenciais podem ser alvo de financiamento, no âmbito das candidaturas para o Aviso ‘Edifício Eficiente’, que acabam de ser abertas. A iniciativa, integrada no Fundo de Eficiência Energética, é dirigida às Empresas de Serviços Energéticos (ESE), que servirão de interface com os condomínios e proprietários dos edifícios”.
Já quanto ao Aviso “Edifício Eficiente”, o mesmo visa “apoiar a implementação de soluções com vista à optimização energética de edifícios de habitação multifamiliares. O enfoque será sobre a instalação de colectores solares térmicos e de janelas eficientes, para edifícios com certificado energético no qual essas medidas constem como oportunidade de melhoria”.
Estão também abertas candidaturas para o Aviso “SGCIE-Incentivo à Promoção da Eficiência Energética” que “visa estabelecer programas para uma energia mais competitiva na indústria”. Na prática, explica a mesma fonte, o objectivo é “apoiar a competitividade e a eficiência energética através da realização de auditorias, instalação de equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia”.
Podem candidatar-se operadores de instalações abrangidas por Acordo de Racionalização dos Consumos de Energia (ARCE) no âmbito do SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia. Os incentivos a conceder dizem respeito às categorias “Ressarcimento de 50% do custo das auditorias energéticas obrigatórias para operadores com consumos anuais inferiores a 1000 tep/ano” e “Ressarcimento de 25% dos investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia”.
Para submeter as candidaturas deverá ser feito, previamente, o registo online, no site fee.adene.pt, e ter em conta os documentos e formulários obrigatórios (Aviso, Regulamento do FEE, e Formulário de Características gerais). O prazo para a apresentação de candidaturas é até ao dia 28 de Setembro de 2012.