Guimarães 2012 lança open-call para requalificação de cinco espaços públicos
O Concurso internacional de ideias desafia artistas, designers e arquitectos a desenvolver propostas de reconfiguração de lavadouros públicos de Guimarães

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura volta a desafiar artistas, designers e arquitectos, desta vez, com uma open-call para o projecto “Made-in”, que visa a criação de porpostas de requalificação para cinco espaços públicos.
O Concurso internacional de ideias desafia artistas, designers e arquitectos a desenvolver propostas de reconfiguração de lavadouros públicos de Guimarães, que acompanham o percurso do rio de Couros, entre a Costa e a Veiga de Creixomil.
De acordo com a organização, o “projecto divide-se em duas partes. A primeira consiste num concurso aberto, que pretende intervir em quatro lavadouros da cidade e a segunda é um concurso por convite – destinado a uma lista de artistas e profissionais convidados –, que tem como objectivo criar um projecto para a concepção de um novo lavadouro público. A iniciativa visa a requalificação de espaços públicos tradicionais, transformando-os em locais de interacção social”.
As inscrições para o concurso “Made-in”, promovido por Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, terminam no próximo dia 15 de Julho.
A partir de Outubro, os 12 trabalhos pré-seleccionados pelo júri estarão em exposição no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA). E a partir daí, os cinco vencedores são escolhidos numa votação conjunta dos membros do júri e dos visitantes da exposição.