Renovação do Largo do Toural em livro, por Nuno Miguel Borges
O projecto da renovação do largo do Toural foi escolhido para integrar a selecção da VIII Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, a decorrer em Setembro em Cadiz, Espanha
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Depois de mais de dois anos a trabalhar num albúm sobre a renovação do Largo do Toural, em Guimarães, Nuno Miguel Borges concebeu e editou um livro que caracteriza como “ pouco habitual sobre um projecto de arquitectura”. A ele juntaram-se a fotógrafa Rita Burmester e o designer gráfico João Faria
Em comunicado de imprensa o autor do livro conta que “iniciou um projecto pessoal da edição deste livro sobre a obra de renovação do largo do Toural, alameda de São Dâmaso e rua de Santo António, em Guimarães. O objectivo era produzir um registo particular e interessante da intervenção e alteração realizadas nessa zona emblemática da cidade portuguesa património mundial. A liberdade foi total. Todos os autores dos diversos projectos que a renovação envolveu foram entrevistados. Numa linguagem acessível explicaram o que encontraram, as suas ideias, o processo criativo e as decisões tomadas”.
Para além disso, refere Nuno Miguel Borges, “o presidente da Sociedade Martins Sarmento, António Amaro das Neves, escreveu um texto sobre a história do Toural nos últimos onze séculos”.
Juntamente com o autor, “ao dos dois anos, Rita Burmester acompanhou as obras e retratou o processo de intervenção neste espaço público. “As suas fotografias não só reflectem a modificação do espaço físico ao longo dos meses, mas são também um olhar sobre a vida e os acontecimentos especiais ocorridos ao longo da edificação do projecto de renovação”, pode ler-se no comunicado de imprensa.
De acordo com a nota de imprensa, “os limites estabelecidos por Nuno Miguel Borges no conceito do livro foram mais vastos do que um mero registo de uma obra de arquitectura, o que motivou também o olhar da fotógrafa”, detentora de “uma experiência e sensibilidade adquiridas ao longo de vários anos a fotografar as exposições do Museu de Serralves, instalações e obras de diversos artistas”.
Quanto ao trabalho de João Faria, “resulta num álbum sóbrio mas que não deixa de ser expressivo e com apontamentos quase pop. O design é interveniente na construção da narrativa, que procura deixar que a sequências das fotografias se desenvolva com o mínimo de ruído à sua volta. Em contraponto, sublinhando a estrutura cronológica, o início de cada segmento temporal é sinalizado por uma intervenção gráfica mais notória: as datas surgem num amarelo quente e em grande escala. O conjunto de separadores oferece ao livro um carácter tipográfico informal, elegante e fortemente contemporâneo. A capa conjuga simultaneamente imagem fotográfica e tipografia”.
O livro que contou com o apoio da ACA e da Guimarães 2012, vai ser apresentado ao público no próximo dia 30 de Junho na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.
O projecto da renovação do largo do Toural foi escolhido para integrar a selecção da VIII Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, a decorrer em Setembro em Cadiz, Espanha.