ANFAJE e ADENE assinam acordo de adesão à Etiqueta Energética
A Etiquetagem Energética de Janelas é um sistema voluntário de marcação e classificação de produtos que está assente numa plataforma acessível via Internet

Ana Rita Sevilha
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
O sistema de Etiquetagem Energética de janelas tem início a partir do dia 28 de Junho, data em que a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e a ADENE – Agência para a Energia – assinam o “Acordo quadro para adesão ao Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP)”. A associação acredita que este é um passo importante na informação ao consumidor e estímulo ao sector.
A Etiquetagem Energética de Janelas é um sistema voluntário de marcação e classificação de produtos que está assente numa plataforma acessível via Internet. Este subsistema permitirá aos intervenientes do sector da Caixilharia (nomeadamente detentores de sistemas, produtores de vidro e fabricantes de janelas) registar, caracterizar e divulgar os seus produtos, bem como a emitir as respectivas etiquetas energéticas, promovendo o esclarecimento do consumidor e as estratégias de marketing.
A ANFAJE lembra que “uma vez que 40% do consumo energético de uma habitação pode ser desperdiçado pelas janelas, este subsistema permitirá ao consumidor final a consulta e comparação de diferentes produtos, podendo escolher aquele que garanta, efectivamente, o melhor desempenho energético”.
Criada pela ANFAJE em parceria com a ADENE, a Etiqueta Energética deverá estimular o desenvolvimento de produtos inovadores de maior qualidade, bem como a escolha por parte do utilizador final de janelas que contribuam para a redução dos consumos e da fatura energética dos portugueses.
Segundo o Presidente da ANFAJE, João Ferreira Gomes, “a adesão do sector das janelas ao sistema de Etiquetagem Energética de Janelas é fundamental porque, por um lado, potencia o mercado de substituição de janelas antigas por janelas eficientes e, por outro, acrescenta valor e vantagem competitiva aos produtos, assegurando a sustentabilidade futura do sector em Portugal. Para o cliente final, a Etiqueta Energética de Janelas será uma ferramenta de comunicação de simples compreensão e de suporte às decisões de compra, permitindo que os portugueses possam adquirir janelas energeticamente eficientes devidamente comprovadas”.