ANFAJE e ADENE assinam acordo de adesão à Etiqueta Energética
A Etiquetagem Energética de Janelas é um sistema voluntário de marcação e classificação de produtos que está assente numa plataforma acessível via Internet

Ana Rita Sevilha
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
Obra de 17 M€ entre Meirinhas e Pombal já foi consignada
Cushman & Wakefield assume gestão do novo Retail Park de Setúbal
IP recebe delegação da Ucrânia para intercâmbio sobre PPP’s
Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores
O sistema de Etiquetagem Energética de janelas tem início a partir do dia 28 de Junho, data em que a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e a ADENE – Agência para a Energia – assinam o “Acordo quadro para adesão ao Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP)”. A associação acredita que este é um passo importante na informação ao consumidor e estímulo ao sector.
A Etiquetagem Energética de Janelas é um sistema voluntário de marcação e classificação de produtos que está assente numa plataforma acessível via Internet. Este subsistema permitirá aos intervenientes do sector da Caixilharia (nomeadamente detentores de sistemas, produtores de vidro e fabricantes de janelas) registar, caracterizar e divulgar os seus produtos, bem como a emitir as respectivas etiquetas energéticas, promovendo o esclarecimento do consumidor e as estratégias de marketing.
A ANFAJE lembra que “uma vez que 40% do consumo energético de uma habitação pode ser desperdiçado pelas janelas, este subsistema permitirá ao consumidor final a consulta e comparação de diferentes produtos, podendo escolher aquele que garanta, efectivamente, o melhor desempenho energético”.
Criada pela ANFAJE em parceria com a ADENE, a Etiqueta Energética deverá estimular o desenvolvimento de produtos inovadores de maior qualidade, bem como a escolha por parte do utilizador final de janelas que contribuam para a redução dos consumos e da fatura energética dos portugueses.
Segundo o Presidente da ANFAJE, João Ferreira Gomes, “a adesão do sector das janelas ao sistema de Etiquetagem Energética de Janelas é fundamental porque, por um lado, potencia o mercado de substituição de janelas antigas por janelas eficientes e, por outro, acrescenta valor e vantagem competitiva aos produtos, assegurando a sustentabilidade futura do sector em Portugal. Para o cliente final, a Etiqueta Energética de Janelas será uma ferramenta de comunicação de simples compreensão e de suporte às decisões de compra, permitindo que os portugueses possam adquirir janelas energeticamente eficientes devidamente comprovadas”.