Corticeira Amorim é case study em Fórum Europeu de construção sustentável
a Corticeira Amorim revela que irá expor “as vantagens integradas do uso da cortiça na construção e reabilitação de edifícios, tanto a nível ambiental como sócio-económico e de desempenho”
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Corticeira Amorim foi convidada pela Comissão Europeia a participar no “12º European Forum on Eco-innovation – Scaling-up Sustainable Construction through Value Chain Innovation”, em Amesterdão, como case study no âmbito da construção sustentável. A empresa participará no primeiro dia da iniciativa, que decorre entre 25 e 26 de Abril.
Em comunicado de imprensa a Corticeira Amorim revela que irá expor “as vantagens integradas do uso da cortiça na construção e reabilitação de edifícios, tanto a nível ambiental como sócio-económico e de desempenho”.
Para além disso, divulga a mesma fonte, “serão também dadas a conhecer algumas das soluções sustentáveis de cortiça para a construção, como o aglomerado expandido de cortiça MDFachada, os subpavimentos AcoustiCORK e os revestimentos Wicanders, e apresentada a cadeia de produção da empresa, desenvolvida de forma a não gerar desperdício”.
Marcel Kies, o representante da Corticeira Amorim neste fórum, assinala a importância da participação: “Iniciativas como esta são fundamentais para sensibilizar o sector da construção e decisores políticos para a necessidade de olhar para a sustentabilidade como um factor de competitividade. O convite para apresentarmos o nosso caso num evento desta dimensão é por si só um reconhecimento externo do enorme potencial da cortiça para as áreas da construção e da decoração de interiores. Recorde-se que a cortiça é o único material que consegue associar um excelente desempenho, mais concretamente ao nível do isolamento térmico e acústico, elevada resistência ao desgaste, apoio antivibrático e versatilidade visual e de aplicação, com um total respeito pelo ambiente durante todo o processo de produção, desde o momento da extracção até à reciclagem, no fim de vida do produto”.
O “European Forum on Eco-innovation” é promovido anualmente pela Comissão Europeia com o objectivo de produzir recomendações que afectem políticas de Eco-Inovação, contando com a participação de decisores políticos, especialistas mundialmente reconhecidos e empresas do sector em destaque em cada edição.
Este ano, revela ainda a Corticeira Amorim, “sob o tema da construção sustentável, serão debatidas medidas que contribuam simultaneamente para o fomento da sustentabilidade em toda a cadeia de valor e para a competitividade das empresas. A construção é, actualmente, o maior consumidor de matéria-prima na Europa, gerando cerca de 33% do total de desperdício, por ano. Na Corticeira Amorim, esta área representa actualmente cerca de um terço da actividade da Empresa”.
Em comunicado de imprensa a empresa relembra que “a cortiça é uma matéria-prima endógena 100% natural, renovável e reciclável, extraída sem prejuízo para o sobreiro. A sua produção resulta na valorização do montado de sobro, que por sua vez desempenha um papel determinante na preservação da biodiversidade, na retenção de CO2 e no combate aos incêndios e à desertificação. A produção de cortiça em Portugal e em toda a bacia ocidental do Mediterrâneo é ainda uma actividade sustentável na sua tripla acepção: ambiental, social e económica”.
Ao nível da construção, “associa a ecoeficiência a um excelente desempenho e uma grande diversidade de aplicações, tanto a nível infra-estrutural (isolamentos, juntas de expansão) como estético (revestimentos de chão e paredes de diversos aspectos visuais), com todas as vantagens associadas à cortiça. No final de 2010, os pavimentos de cortiça da Wicanders® foram seleccionados para a emblemática Sagrada Família de Gaudi’s, em Barcelona, uma escolha que se seguiu à utilização de cortiça no Pavilhão de Portugal da Expo Xangai, como o elemento marcante da estética do edifício”.
A Corticeira Amorim tem três Unidades de Negócios (Isolamentos, Revestimentos e Aglomerados Compósitos) a operar no segmento da construção, tendo em 2011 lançado o BCORK – www.bcork.amorim.com, o site de soluções sustentáveis de cortiça para a construção, com informação técnica sobre os produtos e aplicações de cortiça.