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    Malparado na Construção atinge máximo

    Em Fevereiro, o crédito concedido pela banca à construção ascendia a 22.995 milhões de euros

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    O crédito malparado na construção já atingia em Fevereiro os 13,4% do total dos empréstimos concedidos pela banca ao sector, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

    O boletim estatístico do BdP regista que 7,3% do crédito às empresas era considerado de cobrança duvidosa em Fevereiro. Este valor é um recorde desde que o BdP começou a recolher estes dados, em 1997.

    Entre os vários sectores económicos, aquele onde se encontra mais crédito malparado é o da construção, testemunho da grave depressão que esta área de atividade enfrenta há vários anos.

    O `stock` total de crédito à construção tem vindo a cair sucessivamente desde finais de 2010. Em Fevereiro, o crédito concedido pela banca à construção ascendia a 22.995 milhões de euros. Deste valor, 3.079 milhões de euros, ou 13,4% do total, eram considerados de cobrança duvidosa.

    Por comparação, em Fevereiro de 2002 o malparado na construção representava 1,8% do crédito total concedido ao sector.

    Para lá da construção, o impacto da crise económica e financeira também tem conduzido a elevados níveis de incumprimento noutros setores de actividade.

    No imobiliário, a percentagem do crédito malparado sobre o total de empréstimos concedidos ao setor pela banca é 9,2 por cento. No comércio por grosso, é 9 por cento; na indústria transformadora, 7,4 por cento; na hotelaria, 6,2 por cento.

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    Marlos Curcio Gonçalves, CEO da Piquet Realty

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    Piquet Realty reforça presença no Algarve com novo escritório

    O novo espaço na Quinta do Lago surge como resposta à procura crescente de clientes e investidores por propriedades exclusivas na zona Sul de Portugal, sublinhando o compromisso da empresa em estar próxima dos mercados mais promissores

    Com o objectivo de fortalecer o seu “compromisso” com o mercado imobiliário do Algarve, a Piquet Realty reforça a sua presença na região com a abertura de um novo escritório na Quinta do Lago.

    Esta inauguração surge como resposta à procura crescente de clientes e investidores por propriedades exclusivas na zona Sul de Portugal, sublinhando o compromisso da empresa em estar próxima dos mercados mais promissores.

    A estratégia de expansão no Algarve inclui, também, o recrutamento de profissionais qualificados para integrar a equipa local, reafirmando a aposta da empresa num serviço de excelência e na criação de valor no mercado imobiliário.

    “O Algarve sempre foi uma prioridade para a Piquet, especialmente após o grande sucesso do projecto One Green Way. Começámos com cautela, atendendo aos leads recebidos através do nosso escritório em Cascais. Contudo, com o tempo, observámos um aumento significativo na procura e percebemos a necessidade de estarmos mais próximos deste mercado. As expectativas são elevadas; estamos em fase de recrutamento para ampliar a equipa e prontos para nos afirmarmos como um player relevante na região”, afirmou Marlos Curcio Gonçalves, CEO da Piquet Realty.

    O Algarve tem-se destacado como um centro de investimento imobiliário de luxo. Recentemente, a região ganhou ainda mais visibilidade devido à crescente procura de compradores estrangeiros, incluindo norte-americanos, que têm impulsionado os preços de propriedades exclusivas para valores superiores a 20 milhões de euros. Este aumento deve-se não apenas ao estilo de vida mediterrânico, mas também à segurança e ao potencial de valorização imobiliária da região, tornando-a um mercado indispensável para empresas do sector.

    De acordo com dados divulgados pela Bloomberg, o Algarve registou um aumento exponencial na procura por propriedades de alto padrão, impulsionado por um fluxo significativo de investidores dos Estados Unidos, atraídos principalmente pelas vantagens fiscais oferecidas a residentes estrangeiros.

    Com esta expansão, a Piquet Realty fortalece a sua posição como uma das “mediadoras líderes” no mercado de luxo do Algarve.

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    @ Miguel Nogueira

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    Novo crédito à habitação cresce 34,7% em Setembro

    O expressivo crescimento homólogo do novo crédito à habitação, concedido pelas instituições financeiras até Setembro é comprovativo da dinâmica do imobiliário mas o licenciamento de fogos em construções novas ainda observa uma quebra de 1,4% em termos homólogos acumulados, revela a recente Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN

    De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da AICCOPN, o consumo de cimento no mercado nacional, até ao final de Setembro, totalizou 3.033 milhares de toneladas, o que corresponde a uma variação homóloga de 2,6%.

    Relativamente ao licenciamento municipal de obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, até ao final do mês de Setembro, verificou-se um crescimento de 2,3% em termos homólogos acumulados, invertendo a tendência de queda anteriormente registada. Quanto ao licenciamento de fogos em construções novas, apesar da recuperação, ainda se observa uma quebra de 1,4% em termos homólogos acumulados, para um total de 24.611 habitações.

    O novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras até Setembro, ascendeu a 12.311 milhões de euros, o que corresponde a um expressivo aumento de 34,7% em termos homólogos.

    No mês de Setembro, o valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização de 10% em termos homólogos, em resultado de variações de 10,2% nos apartamentos e de 8,6% nas moradias.

    O análise da associação destaca a região Norte, onde o número de fogos licenciados em construções novas, nos doze meses terminados em Setembro de 2024, foi de 15.003, o que traduz um crescimento de 3,6%, face aos 14.482 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 21% são de tipologia T0 ou T1, 27% são de tipologia T2, 44% de tipologia T3 e 8% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 10,9% no mês de setembro.

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    Daniel Beato, administrador da NOS

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    NOS Smart Home comemora 1º aniversário com 1704 casas inteligentes no mercado

    12 meses após a entrada no segmento smart home a NOS faz um balanço positivo: 16 projectos assinados com 1700 casas inteligentes. Os primeiros projectos estarão concluídos já no início do ano

    Um ano após o lançamento da solução de casa inteligente e conectada NOS Smart Home, a NOS anuncia a sua participação num total de 16 projectos, com mais de 1700 casas inteligentes, as primeiras das quais ficarão prontas a habitar já no próximo mês de Janeiro.

    Neste momento, a NOS Smart Home participa em projectos no Grande Porto, Grande Lisboa, Algarve e Leiria, “com cerca de 14 dos principais promotores imobiliários do país”, sublinha nota da empresa. Entre as soluções mais procuradas, destacam-se a fechadura inteligente e controlável à distância, os serviços de climatização automatizados, a iluminação inteligente, e as opções de segurança e protecção.

    “Este primeiro ano da NOS Smart Home tem sido recheado de êxitos. Sobretudo porque percebemos que existe um interesse real por parte do mercado neste tipo de soluções, mais sustentáveis, eficientes, seguras e com uma maior conveniência para o dia-a-dia. A prova disso são as mais de 1700 casas já em construção ou em projecto, mas também o interesse que esta solução gera. 70% dos promotores que visitam a nossa demo house pedem-nos uma proposta. Estamos muito satisfeitos com estes resultados e acredito que no próximo ano conseguiremos alargar o nosso negócio, tanto em termos de escala de projectos, como de cobertura geográfica nacional”, sublinha Daniel Beato, administrador da NOS.

    Recorde-se que a NOS Smart Home integra, na mesma solução de domótica, funcionalidades nas áreas de Segurança, Protecção, Automação, Eficiência Energética e Controlo. A empresa tem em teste novas funcionalidades, que em breve vão ser tornadas públicas, robustecendo ainda mais o catálogo de funcionalidades e a solução como um todo.

    A plataforma NOS Smart Home permite criar regras e cenários com automatização de iluminação, estores, ar condicionado, fechadura inteligente, de acordo com as rotinas diárias. Para o futuro, prevê-se a incorporação de sugestões por Inteligência Artificial, que recolha informação de todos os utilizadores da plataforma, quer a nível nacional quer internacional. Este ecossistema inteligente tem uma gestão integrada a partir de um painel de controlo, fácil e intuitivo de usar, instalado na própria casa, mas também pode ser controlado à distância, através da APP NOS Alarme Securitas.

    No último trimestre três novos projectos com a integração da NOS Smart Home foram tornados públicos: em Lisboa, uma parceria com o promotor Solive, do Grupo Legendre, no L’ Urbain Benfica; no Algarve, uma parceria com o grupo GFH para o seu projeto Le Parc Faro; e em Leiria, no empreendimento Villa Noémia, um conjunto de 13 habitações que já a partir de Jan/25 vão proporcionar uma nova experiencia de habitação aos seus futuros moradores.

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    TEDi reforça presença em Portugal com abertura de nova loja no Alfândega Park

    A Savills assessorou a operação de arrendamento que colocou a multinacional do sector não-alimentar no retail park em Alverca

    O departamento de Retalho da Savills foi responsável pela operação de arrendamento da nova loja TEDi no Alfândega Park, em Alverca. Este espaço, com cerca de 1.280 metros quadrados (m2), integra-se na estratégia de expansão da marca em Portugal, que já conta com mais de 3.200 lojas em 15 países.

    Localizado estrategicamente na Estrada Nacional 10, este novo espaço beneficia de excelente acessibilidade às principais autoestradas e de um elevado tráfego diário. Esta localização sublinha o compromisso da equipa de retalho da Savills em trabalhar vários segmentos de mercado, apresentando soluções que satisfaçam proprietários e marcas.

    Desde a sua fundação em Dortmund, Alemanha, em 2004, a TEDi tem-se destacado pela ampla oferta de produtos que acompanham as últimas tendências de mercado. As suas lojas oferecem uma vasta gama de artigos que estimulam a criatividade, facilitando o dia-a-dia dos consumidores.

    Fernando Strubing Gomes, director geral, da TEDi sublinha a forte colaboração entre a empresa e a Savills, destacando a relevância dessa parceria no mercado. “Temos tido o privilégio de colaborar com a Savills em diversas ocasiões, e cada projecto representa uma oportunidade de fortalecer a nossa relação e de alcançar resultados cada vez mais expressivos. A satisfação mútua com os resultados alcançados até a data reforça a nossa convicção de que esta parceria continuará a gerar grandes projetos no futuro”, acrescenta.

    Segundo José Galvão, head of Retail da Savills, “esta foi mais uma operação de arrendamento concluída com sucesso num retail park. Além da vasta experiência em retalho de rua, com mais esta operação, a Savills demonstra a sua versatilidade em todos os formatos e segmentos no setor de retalho”.

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    Câmara de Sintra investe mais de 2M€ em novos edifícios modulares para escolas

    A Câmara Municipal de Sintra prossegue o caminho de investimento nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino, tornando estes espaços num exemplo de modernização, beneficiando toda a comunidade escolar

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    A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a adjudicação para a aquisição de novos edifícios modulares, num investimento de mais de 2 milhões de euros.

    Os edifícios modulares serão instalados no Jardim de Infância de Casal de Cambra, EB 1 Mem Martins 1, EB 1 Mem Martins – Casal de São José, EB 1 Rinchoa 1 e EB 1 Serra das Minas 2 e permitem ampliar estes estabelecimentos escolares, garantindo uma resposta adequada às necessidades da comunidade escolar do concelho.

    O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “estas aquisições garantem que alunos, docentes e não docentes possam usufruir de espaços mais seguros e mais funcionais”. O autarca reforçou que “a educação continua a ser uma das prioridades deste executivo. Continuaremos a investir nas nossas escolas com o objetivo de proporcionar as melhores condições a toda a comunidade escolar”.

    Os edifícios modulares a instalar no Jardim de infância de Casal de Cambra contemplam a criação de uma sala de aula, cozinha e refeitório e novas instalações sanitárias. Na EB 1 Mem Martins 1, os edifícios a instalar vão permitir criar de oito novas salas de aula e duas instalações sanitárias, distribuídas por dois pisos.

    Os edifícios a instalar na EB 1 Mem Martins – Casal de São José contemplam a criação de duas salas de aula e na EB 1 Rinchoa 1 os edifícios modulares vão dar lugar a três salas de aula e duas instalações sanitárias. Já na EB 1 Serra das Minas 2 serão criadas de quatro salas de aula e duas instalações sanitárias.

    A Câmara Municipal de Sintra prossegue o caminho de investimento nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino, tornando estes espaços num exemplo de modernização, beneficiando toda a comunidade escolar. Até ao momento já foram requalificados mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 52 milhões de euros.

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    Simon e Finsa criam sistema modular de painéis Ziclick

    Os paineis de parede são adequados para projectos hoteleiros, residenciais e de escritórios, orientados para o sector da construção industrializada. Entretanto, a marca planeia expandir a sua oferta através de novas soluções industrializadas, como divisórias ou tectos

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    A Simon, empresa especialista em material eléctrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, uniu-se à Finsa, empresa de soluções de madeira técnica, para criar a Ziclick, uma marca que “redefine os padrões da construção”.

    Com esta nova marca, ambas as empresas apresentam o seu primeiro produto: E-panel, um sistema modular de painéis electrificados decorativos e funcionais que combina a melhor madeira técnica da Finsa com a tecnologia avançada da Simon, dando vida a espaços únicos e funcionais.

    “A Ziclick é muito mais do que um simples painel. É um ecossistema inovador que integra a iluminação e a electricidade em painéis de madeira técnica. O seu design modular e o sistema plug & play permitem uma instalação rápida e fácil na parede, reduzindo os custos e agilizando as obras em projectos hoteleiros, residenciais e de escritórios, orientados para o sector da construção industrializada”.

    Esta nova solução oferece diferentes possibilidades de personalização, adaptando-se às necessidades específicas de cada projecto e criando espaços “únicos, eficientes e confortáveis”.

    Além disso, dispõe de uma ampla gama de acabamentos e diferentes tamanhos e configurações que incluem as soluções de mecanismos Simon 270 (carregamento, reguladores de intensidade e conectividade), os pontos de ligação e carregamento Simon 400 Flash, bem como as soluções de iluminação arquitetónica Simon Mood, iluminação linear e candeeiros de parede.

    Após o primeiro lançamento de produto com o E-panel, a marca planeia expandir a sua oferta através da inovação e desenvolvimento de novas soluções industrializadas, como divisórias ou tectos.

    Fabricado com materiais certificados Cradle to Cradle, graças ao seu sistema industrializado, pode ser montado, desmontado e reutilizado. Desta forma, contribui para a redução do impacto ambiental e promove a economia circular. Tem, ainda, a garantia dos selos PEFC e FSC e incorpora tecnologias LED e OLED, garantindo elevados padrões de eficiência em matéria de iluminação.

    Todos os E-panels Ziclick estão em conformidade com a norma CTE e, além disso, contribuem para a obtenção de certificações de bem-estar e sustentabilidade como WELL, BREEAM e LEED.

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    Guilherme Grossman, CEO Consultan

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    Guilherme Grossman é o novo CEO da Consultan

    Na consultora, Guilherme Grossman terá como objectivo a expansão do negócio da consultora através do mercado nacional e internacional, mas também com foco na atracção de investidores e novos players internacionais

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    A Consultan comemora 35 anos de actuação em Portugal e anuncia a nomeação de Guilherme Grossman como seu novo CEO, que conta com mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, com especialização em gestão, marketing e desenvolvimento de projectos imobiliários.
    Ao longo da sua carreira, Guilherme Grossman destacou-se pela participação no planeamento e lançamento de mais de 100 empreendimentos imobiliários em Portugal, que representam mais de cinco mil unidades vendidas.
    Mais recentemente, em 2020, foi responsável pela introdução da marca eXp Realty em Portugal, onde actuou como managing broker, consolidando a presença desta empresa inovadora no mercado nacional durante quatro anos. A eXp é a primeira mediadora imobiliária do mundo baseada na “cloud”, que reúne mais de 85.000 consultores na sua plataforma virtual, líder no mercado norte-americano e presente em 24 países.
    Na Consultan, Guilherme Grossman terá como objectivo a expansão do negócio da consultora através do mercado nacional e internacional, mas também com foco na atracção de investidores e novos players internacionais para atuarem no mercado imobiliário português.
    “É com muita honra que aceito este desafio pleno de responsabilidade, dado que a Consultan é uma das consultoras de referência mais antigas no mercado, que no passado foi responsável pela comercialização de muitos dos mais emblemáticos empreendimentos da história recente de Portugal”, e conclui “espero que a minha experiência em marketing internacional e desenvolvimento imobiliário contribuam positivamente para atingir os objectivos estratégicos que a Consultan definiu para os próximos anos”.
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    AM48 recupera edifício abandonado há 20 anos em Aveiro

    Abandonado há mais de duas décadas, na avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, esta grande estrutura que marca visualmente a paisagem urbana, vai ter um novo projecto que se desenvolverá ao longo de 2025

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    A promotora AM48 que anunciou, recentemente, o desenvolvimento de um grande empreendimento em Aveiro, vai, também, reabilitar um edifício degradado e devoluto, que se encontra numa das principais avenidas da cidade.

    Localizado na avenida Dr. Lourenço Peixinho, o edifício, de seis pisos, inacabado e degradado tornou-se um marco da cidade. Abandonado há mais de duas décadas, esta grande estrutura que marca visualmente a paisagem urbana, vai ter um novo futuro através do investimento e envolvimento da AM48 que desenvolverá o projecto ao longo de 2025.

    “Estamos muito entusiasmados com esta nova etapa que nos vai permitir, mais uma vez, pormos à prova o nosso mote de ir ‘além do óbvio.’ Este edifício abandonado merece ser devolvido à cidade com nova vida e obedecendo aos altos padrões de qualidade, inovação e sustentabilidade pelos quais nos regemos”, explica Alejandro Martins, CEO da AM48.

    Recorde-se que a AM48 também partiu das estruturas inacabadas no antigo Canal de São Roque, para criar o ambicioso Foz de Prata, uma proposta residencial, comercial e de hotelaria de primeira linha. O projeto desenvolve-se ao longo de 11 lotes e num total de 80 mil metros quadrados, e o respeito pelo meio ambiente e comunidade é palavra de ordem; aliás este é dos primeiros loteamentos do país com certificação LEED-ND, das mais prestigiadas do mundo no âmbito da sustentabilidade.

    Com o projecto na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, o objectivo passa por seguir esta mesma estratégia, com foco na “inovação, elevada qualidade e boas práticas de sustentabilidade” ,  gerando, assim, um “impacto positivo nos clientes, comunidade, ambiente e ecossistema”.

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    Autódromo Internacional do Algarve

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    SES Energia e Autódromo Internacional do Algarve concretizam CEE

    Este projecto inovador contempla a instalação de cerca de 2000 painéis fotovoltaicos com uma potência de 1MW, permitindo ao autódromo partilhar a energia solar com diversos equipamentos do complexo

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    O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) já conta com uma Comunidade de Energia Renovável (CEE), fruto de uma parceria com a SES Energia. Este projecto inovador contempla a instalação de cerca de 2000 painéis fotovoltaicos com uma potência de 1MW, permitindo ao autódromo partilhar a energia solar com diversos equipamentos do complexo, fortalecendo, assim, a estratégia de eficiência energética.

    Jaime Costa, CEO da empresa detentora do AIA, enquadrou esta Comunidade de Energia no “reforço da estratégia de sustentabilidade ao autódromo, pois vem complementar uma estratégia alargada de produção de energia renovável e da redução da nossa pegada ecológica que também se concretiza na alteração do tipo de combustíveis que usávamos para soluções mais ambientalmente positivas”.

    Paulo Silva, administrador executivo da SES Energia, a empresa promotora e gestora desta Comunidade de Energia Renovável, salientou que “este é um dos vários projectos que estamos a desenvolver no País neste modelo de produção de energia descentralizada para consumo em comunidade. Fazermos parte deste processo nacional e mundial de acelerar a descarbonização é um enorme motivo de orgulho e uma motivação adicional para continuar o nosso plano de investimentos”.

    Com esta iniciativa, o Autódromo Internacional do Algarve alcança a certificação ambiental ISO 20121, à qual se candidatou em 2024. Esta certificação confirma as boas práticas ambientais seguidas pelo circuito, que foram analisadas e observadas ao longo de todo o ano, especialmente durante as provas do campeonato Mundial de MotoGP, de Superbike, e da European Le Mans Series.

    Este projecto tem um forte impacto ambiental, representando esta instalação e produção de energia renovável mais de 914 Ton de Co2 evitadas, o equivalente a plantar cerca de 40 mil árvores.

    Através desta iniciativa, o Autódromo Internacional do Algarve reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, demonstrando que o desporto motorizado pode ser um aliado significativo na transição para fontes de energia mais limpas e na luta contra as mudanças climáticas.

    A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias entidades públicas locais, regionais e nacionais, e teve como destaque a intervenção de Rui Freitas, secretário de Estado Adjunto da Presidência, que sublinhou a inovação deste projecto, “por se tratar de energias renováveis que reduzem a dependência da rede e o facto de ser o desporto motorizado o móbil do investimento na busca da neutralidade carbónica, mostra que estas realidades não são antagónicas”.

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    Porto Business School consolida “caminho para a sustentabilidade dos negócios”

    Escola consolida a sua estratégia na preparação de gestores e líderes aptos às novas realidades e exigências trazidas pelos desafios ESG. O programa tem a duração de um ano e será lecionado em inglês. As candidaturas estão abertas até ao dia 5 de Janeiro

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    A Porto Business School renova a aposta na transformação sustentável das empresas com o lançamento da segunda edição do executive master em Sustainability Management. O programa tem a duração de um ano e será leccionado em inglês. As candidaturas estão abertas até ao dia 5 de Janeiro.

    Depois de uma primeira edição bastante participada, a escola volta a dar resposta ao crescente desafio das empresas em se adequarem a novos paradigmas de gestão e de negócios ao nível da sustentabilidade, num momento em que as exigências do mercado e o contexto regulamentar europeu se mostram cada vez mais rigorosos.

    Neste ponto, refira-se que um estudo recente da consultora PwC revela que apenas 41% das empresas em Portugal se mostram confiantes na sua capacidade de implementar práticas de sustentabilidade e reportar as informações exigidas pela Directiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), um valor que contrasta com os 63% a nível global. Ainda assim, encaram a nova directiva como benéfica para fortalecer o negócio.

    Já de acordo com o estudo “O estado da sustentabilidade das empresas portuguesas”, levado a cabo pela Deloitte, a realidade empresarial nacional reflecte também um foco considerável no pilar social, ainda que a maioria das iniciativas esteja relacionada com compliance, comunicação e liderança nas capacidades internas dos recursos. No pilar ambiental, as empresas estão a desenvolver iniciativas de combate às alterações climáticas, nomeadamente investindo em frotas mais verdes ou no recurso a energias renováveis, apesar de as áreas da poluição e resíduos (46%) e de natureza e recursos naturais (31%) ainda estarem aquém das metas.

    Os participantes do programa beneficiarão de uma rede única de profissionais e investigadores de empresas e instituições nacionais e internacionais de renome, com provas dadas nos diferentes aspetos da sustentabilidade empresarial, como a ação climática, os direitos humanos ou o relato não financeiro.

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