8ª Urbaverde arranca dia 12 de Abril
Paralelamente às conferências e ao longo dos três dias da UrbaVerde decorrerá o Ciclo de Workshops que conta com intervenções de oradores nacionais e internacionais e respectivas visitas de estudo e aulas práticas sobre os diversos temas
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A 8.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis ruma ao Norte pela primeira vez já no próximo dia 12 de Abril, e durante três dias vai reunir decisores, gestores e técnicos profissionais das cidades para debaterem as soluções e as metas a alcançar para um futuro mais sustentável das cidades.
As inscrições nas conferências e no Ciclo de Workshops estão a terminar, contudo, a organização da feira lembra que os interessados poderão em todo o caso dirigir-se, durante os dias 12, 13 e 14 Abril, ao balcão de acreditação da UrbaVerde na Exponor e efectuar a inscrição no local, para as iniciativas que pretende.
A visita à Exposição é gratuita, mediante inscrição online no portal jornalarquitecturas.com, sublinha a mesma fonte. Neste espaço poderá ficar a par das novas soluções, produtos e serviços das empresas presentes nas áreas dos Espaços Verdes, Desportivos e Golfe, do Equipamento Urbano, da Construção e Reabilitação, do Ar, Água, Resíduos e Energia.
A 7.ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas, subordinada ao tema “Arrendamento e Reabilitação: Dinamizar o Mercado, Regenerar a Cidade”, conta com a intervenção de Pedro Afonso Paulo, Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território e dará início ao grande fórum das cidades, a 12 de Abril, discutindo os desafios e oportunidades das alterações do Novo Regime Jurídico do Arrendamento e da Reabilitação Urbana no mercado da construção e na revitalização das cidades.
Dos oradores confirmados, a organização da UrbaVerde destaca António Nogueira Leite, Vice-Presidente da Comissão Executiva da CGD; Pedro Couto de Almeida, Representante do Fundo Jessica em Portugal, do Banco Europeu de Investimento; Ashif Juma, Consultor Internacional na área da Construção e Imobiliário; María Nieves Huerta, presidente da Sociedad Pública de Alquiller de Espanha; e Claúdio Monteiro, Associado, Serra Lopes, Cortes Martins& Associados – Sociedade de Advogados e presidente da AD Urbem.
O dia 13 de Abril ficará marcado pelo “3.º Encontro de Autarcas – Cidades de Futuro: comunidades inteligentes e conectadas”, uma conferência de carácter internacional que debaterá as soluções e novos desafios para o futuro das cidades, ao nível da gestão de energia nas cidades, novas soluções para o bem estar nas cidades e redes de energia, entre outras.
Neste evento a UrbavVrde destaca para a presença de Luís Correia, coordenador do Consórcio Europeu Net!Works European Technology Plataform; Alexandre Fernandes, Director-Geral da Adene; Mark Ossel, Vice-Presidente da Echelon / Glintt Energy Partner; Herman Van Bolhuis, co-iniciador do projecto “The World Smart Capital Iniciativa”; e José Antunes, Project director da Logica Iberia. As intervenções na Mesa Redonda – Pacto de Autarcas contam com a participação de representantes de vários municípios e outras entidades, tais como a Câmara Municipal de Faro, Oeiras, Seia, Almada e Vila Nova de Gaia e a ADEPorto – Agência de Energia do Porto.
O dia 14 de Abril é dedicado a todos os futuros profissionais do espaço público, com a realização do “1.º Encontro Nacional de Estudantes e Jovens Profissionais do Espaço Público – Fazer Mais com Menos”, que abordará as temáticas: “Trabalhar com o Espaço Público: Constrangimentos e Inovação”; “Do Projecto à Obra: Como Tornar Boas Ideias em Bons Negócios” e “Portugal lá fora: A Internacionalização dos Profissionais do Espaço Público”. Nuno Grande, Responsável pelo Pelouro da Cultura, OA-SRN, Teresa Portela Marques, Professora, Faculdade de Ciências UP, Henrique Cayatte, Designer e Professor, e Luis Silva, Director Desenvolvimento Sustentável da Adene são os moderadores dos diversos painéis.
Nöel Van Dooren, Professor da Academia de Arquitectura da Universidade de Amsterdão com “Drawing Time: A Landscape Approach to Public Space” e Manuel Vieira Lopes, Autor e Coordenador do Projecto Casa em Movimento, Faculdade de Arquitectura, UP com “Casas em Movimento – Solar Decathlon 2012” são alguns dos oradores deste encontro inédito.
Paralelamente às conferências e ao longo dos três dias da UrbaVerde decorrerá o Ciclo de Workshops que conta com intervenções de oradores nacionais e internacionais e respectivas visitas de estudo e aulas práticas sobre os diversos temas.
Neste caso o destaque vai para Andres Harris, da Architechural Association em Londres, que abordará um tema inovador sobre a Biometric Architechture; Howard Wood, consultor da Atlanlusi, com a Gestão sustentável dos espaços verdes em ambiente urbano e soluções práticas e Alessandro Caviasta sócio co-fundador da SIARQ – Arquitectura & Mobiliário Urbano Sostenibles, que falará sobre a Eco-Innovação no equipamento urbano.
A 8ª UrbaVerde é organizada pelo Jornal Arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, com o alto patrocínio do Governo de Portugal/ MAMAOT e os apoios da Adene e da CIN.