Autarcas reúnem-se na 8ªUrbaVerde para debater soluções para as cidades
A sessão de abertura será presidida por Pedro Afonso Paulo, Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Pelo 3.º ano consecutivo, a UrbaVerde vai reunir autarcas de várias cidades num encontro dedicado ao debate das soluções para as cidades de hoje e de futuro.
O “3º Encontro de Autarcas – Cidades de Futuro: Comunidades Inteligentes e Conectadas”, conferência de carácter internacional integrada na 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis, apresentará no dia 13 de Abril na Exponor, “as mais recentes e inovadoras abordagens às cidades inteligentes, focando-se nas soluções ao nível da gestão de energia nas cidades, redes de energia e progressos da eficiência no espaço urbano”, revelou a organização.
Centrado na estratégia europeia para 2020, que procura assegurar a saída da crise e preparar a economia da UE para a próxima década, “o 3º encontro de Autarcas é essencial para compreender e debater as exigências, as metas e as necessidades das cidades e dos seus habitantes, em Portugal e na Europa, bem como encontrar soluções e novos desafios para o futuro das cidades”.
A sessão de abertura será presidida por Pedro Afonso Paulo, Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território. “Soluções Inteligentes nas Cidades de Hoje” é o tema do 1.º painel moderado pelo Director do MIT Portugal, Paulo Ferrão, que conta com intervenção de Luís Correia, coordenador do Consórcio Europeu Net!Works European Technology Plataform, que falará sobre a aplicação dos TIC nos municípios e de Irene Compte, directora da empresa espanhola Urbiotica, que trará exemplos de projectos de utilização de informação em tempo real para espaços urbanos mais sustentáveis.
A conferência prossegue com a Gestão de Energia nas Cidades de Futuro, onde Mark Ossel, Vice-Presidente da Echelon / Glintt Energy Partner, terá uma comunicação sobre a interoperabilidade como chave para o futuro das cidades.
Depois do almoço o encontro conta com um painel dedicado aos Casos de Sucesso, onde será revelada a The World Smart Capital Initiative, um projecto que tem o objectivo de eleger a capital mais inteligente e que será apresentado por Herman Van Bolhuis, mentor do projecto. José Antunes director de projecto da Logica abordará a gestão inteligente das redes de energia em energia.
Para fechar a conferência, uma mesa redonda dedicada ao “Pacto de Autarcas: Um Futuro Inteligente para as Cidades” que será o espaço para a apresentação de algumas estratégias que influenciam o desenvolvimento urbano das cidades e que garantem um futuro mais inteligente. Destaque para a participação dos representantes dos municípios – Faro, Almada, Porto, Vila Nova de Gaia e Oeiras.