“Integração de Energia Fotovoltaica” em edifícios, em Março na Ordem dos Arquitectos
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 27 de Março

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) leva a cabo em Março, nas suas instalações em Lisboa, uma formação no domínio da Integração de Energia Fotovoltaica em Edifícios, destinada a arquitectos. A formação vai decorrer no dia 31 de Março 2012 e estará a cargo do engenheiro André Cardoso.
Em comunicado de imprensa, a OASRS lembra que, “num contexto de crise generalizada nos recursos energéticos não renováveis e o aumento dos seus preços, é urgente o desenvolvimento de soluções alternativas para o aproveitamento das energias renováveis. A energia eólica e solar têm tomado a liderança neste paradigma”.
“Na sua forma mais comum, a captação de energia solar tem ocupado vastas áreas exclusivas, não-habitadas, muitas vezes com impacto ambiental relevante. Uma vertente muito recente no aproveitamento da energia solar é a sua integração em edifícios, com a dupla vantagem de usar áreas já existentes e de a captação de energia ser feita no local de consumo. Com esta vertente nasce a necessidade da integração arquitectónica, funcional e racional das tecnologias fotovoltaicas, aliada ao ‘eco-design’, por exemplo, com o desenvolvimento de produtos fotovoltaicos devidamente integrados na arquitectura para o revestimento e cobertura de edifícios”, salienta a mesma fonte.
De acordo com a OASRS, esta formação propõe “estabelecer pontes entre o aproveitamento da energia fotovoltaica e os arquitectura, fornecendo os conceitos básicos, abordando tecnologias existentes e, sobretudo, mostrar que o aproveitamento energético nos edifícios deve ser visto como um objectivo comum a engenheiros e arquitectos; que os dois mundos podem e devem complementar-se”.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 27 de Março.