“Integração de Energia Fotovoltaica” em edifícios, em Março na Ordem dos Arquitectos
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 27 de Março

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) leva a cabo em Março, nas suas instalações em Lisboa, uma formação no domínio da Integração de Energia Fotovoltaica em Edifícios, destinada a arquitectos. A formação vai decorrer no dia 31 de Março 2012 e estará a cargo do engenheiro André Cardoso.
Em comunicado de imprensa, a OASRS lembra que, “num contexto de crise generalizada nos recursos energéticos não renováveis e o aumento dos seus preços, é urgente o desenvolvimento de soluções alternativas para o aproveitamento das energias renováveis. A energia eólica e solar têm tomado a liderança neste paradigma”.
“Na sua forma mais comum, a captação de energia solar tem ocupado vastas áreas exclusivas, não-habitadas, muitas vezes com impacto ambiental relevante. Uma vertente muito recente no aproveitamento da energia solar é a sua integração em edifícios, com a dupla vantagem de usar áreas já existentes e de a captação de energia ser feita no local de consumo. Com esta vertente nasce a necessidade da integração arquitectónica, funcional e racional das tecnologias fotovoltaicas, aliada ao ‘eco-design’, por exemplo, com o desenvolvimento de produtos fotovoltaicos devidamente integrados na arquitectura para o revestimento e cobertura de edifícios”, salienta a mesma fonte.
De acordo com a OASRS, esta formação propõe “estabelecer pontes entre o aproveitamento da energia fotovoltaica e os arquitectura, fornecendo os conceitos básicos, abordando tecnologias existentes e, sobretudo, mostrar que o aproveitamento energético nos edifícios deve ser visto como um objectivo comum a engenheiros e arquitectos; que os dois mundos podem e devem complementar-se”.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 27 de Março.