Paulo David foi distinguido com a Medalha Alvar Aalto
Paulo David é o 11.º galardoado com esta medalha
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Medalha Alvar Aalto 2012 foi atribuída ao arquitecto Paulo David – sedeado na ilha da Madeira desde 2003, esta quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012, na Gala Capital World Design no Hall Sibelius de Lahti, na Finlândia.
Segundo o portal da Ordem dos Arquitectos, na opinião do júri, “a arquitectura de Paulo David faz uma síntese convincente da arquitectura contemporânea e tradicional. A arquitectura de Paulo David respeita as características locais da sua ilha natal da Madeira, criando uma nova camada histórica da paisagem secular da ilha. Os edifícios projectados por Paulo David podem ser considerados tanto paisagem como arquitectura”.
Nas palavras do júri, “o trabalho de David é localmente enraizado, mas ao mesmo tempo universal. É um alerta oportuno de que a arquitectura pode ser calma, serena, lírica, poderosa e ‘não-espectáculo’. A sua obra continua a busca constante por uma arquitectura adequada, relevante e autêntica que se funde com a paisagem. O trabalho respeita e responde à “história, tempo, lugar, cultura e tecnologia” – a sua arquitectura é uma resposta, não uma imposição”.
A Medalha Alvar Aalto é atribuída a um arquitecto ou escritório de arquitectura em reconhecimento de um contributo significativo para a arquitectura. A medalha tem sido tradicionalmente atribuída pela data do aniversário de Alvar Aalto (3 de Fevereiro). O prémio é concedido pela Comissão Medalha Alvar Aalto, que representa a Fundação Alvar Aalto, a Associação Finlandesa de Arquitectos/SAFA, a Fundação para o Museu de Arquitectura da Finlândia, a Sociedade Finlandesa de Arquitectura e da Cidade de Helsínquia. A Comissão da Medalha nomeia um júri de especialistas, que escolhem o destinatário da distinção.
A Medalha Alvar Aalto foi atribuída pela primeira vez ao próprio Aalto, em 1967, tendo a medalha de bronze sido por si desenhada. O seu desenho é inspirado na forma de um anfiteatro, um tema recorrente na arquitectura de Aalto.
Paulo David é o 11.º galardoado com esta medalha.