Estratégias para as cidades do futuro em debate na 8ª UrbaVerde
O evento dará a conhecer “as novidades, experiências e soluções para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, através do já seu conhecido elenco de iniciativas formativas
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A 8.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis reunirá em 2012 uma série de iniciativas formativas onde se debaterão os novos desafios, as soluções e as metas a alcançar para um futuro mais sustentável das cidades.
Organizada pelo jornal arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e com o alto patrocínio do Governo de Portugal, a 8.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis ruma ao Norte em 2012, realizando-se de 12 a 14 de Abril na Exponor, Feira Internacional do Porto.
O evento conta com o apoio da CIN, e dará a conhecer “as novidades, experiências e soluções para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, através do já seu conhecido elenco de iniciativas formativas de excelência e da Exposição de produtos, serviços e tecnologias nas áreas dos Espaços Verdes, Desportivos e Golfe, do Equipamento Urbano, da Construção e Reabilitação, do Ar, Água, Resíduos e Energia”, revela a organização do certame.
O primeiro dia da 8.ª UrbaVerde será inaugurado pela ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que intervirá na sessão de abertura da 7.ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas, este ano subordinada ao tema “Arrendamento e Reabilitação: Dinamizar o Mercado, Regenerar a Cidade”.
Após a aprovação da nova Lei do Arrendamento pelo Governo, no fechar do ano de 2011, “esta é a oportunidade para se ficar a par das alterações trazidas por esta reforma, numa conferência onde será não só apresentado o ‘Novo pacote legislativo do arrendamento e reabilitação urbana’, mas também trazidas a debate temáticas ligadas ao ‘Sector da Construção e as suas implicações na economia do país’, aos ‘Instrumentos de financiamento e qualificação do sector’ e à ‘Reabilitação e Arrendamento, enquanto novo paradigma’, analisando-se os novos desafios da mediação imobiliária, entre outros”.
María Nieves Huerta, presidente da Sociedad Pública de Alquiller de Espanha, é uma das oradoras confirmadas e virá dar conta de como funciona o mercado do arrendamento em Espanha e de como ele é apoiado pela Administração Pública, no sentido de minimizar os riscos que lhe são associados.
No dia 13 de Abril está em destaque o 3.º Encontro de Autarcas – Cidades de Futuro: comunidades inteligentes e conectadas, “conferência de carácter internacional que apresentará as mais recentes e inovadoras abordagens às cidades inteligentes”.
“Fundamentalmente centrado na estratégia europeia para 2020, que procura assegurar a saída Europeia da crise e planear a economia para a próxima década, o 3º Encontro de Autarcas é essencial para compreender as exigências, metas e necessidades das cidades e dos seus habitantes em Portugal e na Europa, assim como encontrar soluções e novos desafios para o futuro das cidades”, garante a organização da UrbaVerde.
A fechar o 3.º Encontro de Autarcas, estará uma mesa redonda dedicada ao “Pacto de Autarcas: Um Futuro Inteligente para as Cidades” que será o espaço para a apresentação de algumas estratégias que influenciam o desenvolvimento urbano das cidades em Portugal, contando com a participação de representantes de vários municípios, tais como Faro, Seia, Almada e Vila Nova de Gaia.
Para o dia 14 de Abril está reservada a maior novidade da 8.ª UrbaVerde: o “1.º Encontro Nacional de Estudantes e Jovens Profissionais do Espaço Público – Fazer Mais com Menos”, que conta com um Call for Papers, uma oportunidade única, para quem tiver interesse em mostrar trabalho, de subir ao palco e apresentar um projecto ou uma investigação da área.
Paralelamente às conferências e ao longo dos três dias da UrbaVerde, decorrerá o Ciclo de Workshops, que contará com uma parte formativa e outra prática, com visita de estudo.
Estas e outras novidades sobre a Feira das Cidades Sustentáveis estão no portal do jornal arquitecturas www.jornalarquitecturas.com.