Britalar vai construir acessibilidades da estação de metro no Aeroporto de Lisboa
Esta obra integra-se no plano de ampliação e modernização do metropolitano de Lisboa

Pedro Cristino
PERFISA marca presença na Construmat 2025 com soluções sustentáveis de construção a seco
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
A Britalar Engenharia foi a empresa seleccionada pela ANA Aeroportos de Portugal para a construção das acessibilidades à estação de metropolitano que vai nascer no Aeroporto da Portela, uma obra estimada em cinco milhões de euros.
Segundo o comunicado de imprensa da construtora, esta obra integra-se no plano de ampliação e modernização do metropolitano de Lisboa e o seu projecto “inclui também intervenções nas áreas envolventes, nomeadamente a remodelação do “curbside” para melhor interacção com a nova estação”.
O objectivo passa também por articular a intervenção paisagista com a arquitectura do projecto, “ultrapassando um conjunto de condicionantes, como a tipologia do espaço e a intensa circulação de pessoas e veículos”, de forma a resultar no “facto de amenização do conjunto”.
“Por se tratar de um aeroporto internacional e com elevado tráfego aéreo, os trabalhos de intervenção decorrerão maioritariamente em horário nocturno, exigindo uma iluminação adequada que cumpra as normas de segurança do espaço e da respectiva envolvente. A estas especificidades, juntam-se ainda um conjunto de dificuldades técnicas, sendo exemplo o da interacção das gruas necessárias à execução da empreitada com o espaço aéreo”, explica a empresa no comunicado.
A empreitada tem conclusão prevista para Novembro deste ano e será coordenada em conjunto, entre a ANA, o Metropolitano de Lisboa e a Britalar, no sentido de se “garantir a correcta compatibilização entre a nova estrutura e a existente, bem como o contínuo funcionamento do aeroporto e a segurança dos transeuntes que circulam nas imediações e no interior do mesmo”.
A construtora revela ainda que, em simultâneo, iniciou-se a construção do novo Hotel TRYP Aeroporto, um projecto em parceria da Britalar Turismo e da Hoti Hotéis Portugal, e que foi adjudicado à construtora por um valor próximo dos 15 milhões de euros.