Britalar vai construir acessibilidades da estação de metro no Aeroporto de Lisboa
Esta obra integra-se no plano de ampliação e modernização do metropolitano de Lisboa
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Britalar Engenharia foi a empresa seleccionada pela ANA Aeroportos de Portugal para a construção das acessibilidades à estação de metropolitano que vai nascer no Aeroporto da Portela, uma obra estimada em cinco milhões de euros.
Segundo o comunicado de imprensa da construtora, esta obra integra-se no plano de ampliação e modernização do metropolitano de Lisboa e o seu projecto “inclui também intervenções nas áreas envolventes, nomeadamente a remodelação do “curbside” para melhor interacção com a nova estação”.
O objectivo passa também por articular a intervenção paisagista com a arquitectura do projecto, “ultrapassando um conjunto de condicionantes, como a tipologia do espaço e a intensa circulação de pessoas e veículos”, de forma a resultar no “facto de amenização do conjunto”.
“Por se tratar de um aeroporto internacional e com elevado tráfego aéreo, os trabalhos de intervenção decorrerão maioritariamente em horário nocturno, exigindo uma iluminação adequada que cumpra as normas de segurança do espaço e da respectiva envolvente. A estas especificidades, juntam-se ainda um conjunto de dificuldades técnicas, sendo exemplo o da interacção das gruas necessárias à execução da empreitada com o espaço aéreo”, explica a empresa no comunicado.
A empreitada tem conclusão prevista para Novembro deste ano e será coordenada em conjunto, entre a ANA, o Metropolitano de Lisboa e a Britalar, no sentido de se “garantir a correcta compatibilização entre a nova estrutura e a existente, bem como o contínuo funcionamento do aeroporto e a segurança dos transeuntes que circulam nas imediações e no interior do mesmo”.
A construtora revela ainda que, em simultâneo, iniciou-se a construção do novo Hotel TRYP Aeroporto, um projecto em parceria da Britalar Turismo e da Hoti Hotéis Portugal, e que foi adjudicado à construtora por um valor próximo dos 15 milhões de euros.