“Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais” arrancará em Coimbra
A Universidade de Coimbra vai leccionar a primeira edição do mestrado em “Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Universidade de Coimbra vai leccionar a primeira edição do mestrado em “Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais”.
Esta formação insere-se no programa europeu Suscos, do Erasmus Mundus, que visa “proporcionar aos educandos abilidade de engenharia e know-how para projectar e construir estruturas numa abordagem equilibrada entre aspectos económicos, ambientais e sociais, aumentando a sustentabilidade e competitividade da indústria do aço”.
Este curso organiza-se nos módulos de “edifícios, pontes e infra-estruturas de energia em betão, aço, madeira e estruturas compostas e equipamentos com uma abordagem prática”. O curso terá em especial atenção “a redução da pegada de carbono, a e eficiência energética de edifícios, considerando uma abordagem de ciclo de vida e a integração de sistemas estruturas de fontes de energia renovável e tecnologias inovadoras”.
Este mestrado tem a duração de três semestres. Os trabalhos estarão concentrados em dois países e as dissertações serão divididas entre todos os parceiros (universidades) que participam no mestrado.
A formação será dada em inglês e a sua primeira edição (2012-2014), começará na Universidade de Coimbra, de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013, continuando depois na Universidade Técnica de Praga, na República Checa, entre Fevereiro e Julho de 2013. As teses no terceiro semestre decorrerão em qualquer um dos seis parceiros – Coimbra, Praga, Liége, Lulea, Timisoara e Nápoles – entre Setembro de 2013 e Janeiro de 2014.