“Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais” arrancará em Coimbra
A Universidade de Coimbra vai leccionar a primeira edição do mestrado em “Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais”
Pedro Cristino
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A Universidade de Coimbra vai leccionar a primeira edição do mestrado em “Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais”.
Esta formação insere-se no programa europeu Suscos, do Erasmus Mundus, que visa “proporcionar aos educandos abilidade de engenharia e know-how para projectar e construir estruturas numa abordagem equilibrada entre aspectos económicos, ambientais e sociais, aumentando a sustentabilidade e competitividade da indústria do aço”.
Este curso organiza-se nos módulos de “edifícios, pontes e infra-estruturas de energia em betão, aço, madeira e estruturas compostas e equipamentos com uma abordagem prática”. O curso terá em especial atenção “a redução da pegada de carbono, a e eficiência energética de edifícios, considerando uma abordagem de ciclo de vida e a integração de sistemas estruturas de fontes de energia renovável e tecnologias inovadoras”.
Este mestrado tem a duração de três semestres. Os trabalhos estarão concentrados em dois países e as dissertações serão divididas entre todos os parceiros (universidades) que participam no mestrado.
A formação será dada em inglês e a sua primeira edição (2012-2014), começará na Universidade de Coimbra, de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013, continuando depois na Universidade Técnica de Praga, na República Checa, entre Fevereiro e Julho de 2013. As teses no terceiro semestre decorrerão em qualquer um dos seis parceiros – Coimbra, Praga, Liége, Lulea, Timisoara e Nápoles – entre Setembro de 2013 e Janeiro de 2014.