Renovação do Largo do Toural em Guimarães, em exposição fotográfica
A organização da mostra é de Nuno Miguel Borges, as imagens de Rita Burmester e o design gráfico de João Faria. O apoio é da Fundação Guimarães 2012

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
No âmbito das comemorações dos 10 anos de Guimarães Cidade Património Mundial, a cidade inaugurou uma exposição de fotografias sobre a obra de renovação que decorreu durante o último ano no Largo do Toural.
A organização da mostra é de Nuno Miguel Borges, as imagens de Rita Burmester e o design gráfico de João Faria. O apoio é da Fundação Guimarães 2012.
Em Março de 2010, Nuno Miguel Borges iniciou um projecto pessoal de edição de um livro sobre a obra de renovação do largo do Toural, alameda de São Dâmaso e rua de Santo António, em Guimarães. O objectivo, explica Nuno Miguel Borges, “era produzir um registo particular e interessante da intervenção e da mudança operada neste espaço central de Guimarães, onde se incluíssem textos e informações sobre a evolução desta zona ao longo dos últimos séculos, entrevistas com os principais intervenientes no projecto, desenhos, imagens e fotografias do espaço antes, durante e depois da obra”.
Para o efeito, a equipa escolhida foi a fotógrafa Rita Burmester e o designer gráfico João Faria.
Ao longo de um ano, Rita Burmester acompanhou as obras e retratou o processo de intervenção neste espaço público. “As suas fotografias não só reflectem a modificação do espaço físico ao longo dos meses, mas são também um olhar sobre a vida em torno da edificação do projecto de renovação. Os limites estabelecidos foram mais vastos que um mero registo de uma obra de arquitectura. A experiência e a sensibilidade adquiridas ao longo de vários anos a fotografar as exposições do Museu de Serralves, instalações e obras de diversos artistas, tornaram Rita Burmester a pessoa ideal para captar as imagens imaginadas para o livro”, sublinha Nuno Miguel Borges.
O lançamento do livro terá lugar no início de 2012.