ADENE apoia até 70% a aquisição de equipamentos eficientes
As entidades interessadas devem consultar os avisos específicos de cada concurso no site www.adene.pt e submeter as suas candidaturas até 31 de Janeiro em https://gere.adene.pt
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A ADENE – Agência para a Energia, financia até 70% os gastos na aquisição de equipamentos que permitem reduzir os consumos e melhorar a eficiência energética das empresas nos sectores da Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços.
No âmbito do programa GERE, as empresas deverão apresentar as suas candidaturas até 31 de Janeiro, existindo programas específicos para os sectores “Comércio e Serviços” e “Agricultura e Indústria”.
Em comunicado de imprensa a ADENE explica que o GERE – Agricultura e Indústria “financia a aquisição até 70% de 140 variadores electrónicos de velocidade em cerca de 70 empresas, permitindo desta forma reduzir em 25% o consumo de motores eléctricos associados a sistemas de bombagem, ventilação e compressão de ar”.
O GERE – Comércio e Serviços “apoia até 50% a compra dos seguintes equipamentos: luminárias LED em fachadas de edifícios e monumentos históricos (50% de poupança); lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão (VSAP) e reactâncias electrónicas na iluminação pública de aldeias rurais e históricas (40% de poupança)”.
Iniciativa da ADENE, o Programa GERE “nasce no contexto das medidas propostas pela ADENE e financiadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC). Com um custo total de execução de 814 mil euros para o PPEC, estas novas medidas vão permitir diminuir o consumo de energia eléctrica em 27,7 GWh/ano, correspondendo a 2,2 milhões de euros em custos evitados por ano”.
O PPEC, explica a ADENE, “pretende contribuir para a redução do consumo de energia eléctrica em Portugal, ultrapassando as barreiras de mercado existentes, como a falta de informação e o custo relativamente elevado dos equipamentos eficientes, que tendem a conduzir à compra de equipamentos de menor custo, com baixa eficiência energética e tempo de vida reduzido”.
As entidades interessadas devem consultar os avisos específicos de cada concurso no site www.adene.pt e submeter as suas candidaturas até 31 de Janeiro em https://gere.adene.pt.