Sonae Sierra reconhecida como empresa com fundos de investimento mais sustentáveis
Apenas duas empresas europeias ficaram classificadas entre as dez primeiras
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sonae Sierra foi reconhecida pelo GRESB -Global Real Estate Sustainability Benchmark – como a empresa com os fundos de investimento imobiliário mais sustentáveis da Europa, e a terceira a nível mundial.
A Fundação GRESB é uma iniciativa lançada por alguns dos maiores investidores institucionais a nível mundial, líderes académicos e membros proeminentes do sector imobiliário. Todos os anos, o GRESB define um ranking de fundos de investimento imobiliário e de empresas do sector imobiliário que demonstram um maior compromisso com o Ambiente.
“Este ano, mais de 340 fundos de investimento imobiliário e empresas, com propriedades no valor de perto de 1 bilião de dólares, responderam ao apelo da Fundação GRESB para divulgar informação sobre a sua gestão e performance ambiental”, explica a Sonae Sierra em comunicado de imprensa.
O ranking, prossegue a mesma fonte, “enaltece a estratégia de gestão do portfólio da Sonae Sierra em termos de sustentabilidade, com uma visão que abrange medidas sociais e ambientais, a par da rentabilidade económica. É com este objectivo que a empresa promove iniciativas orientadas para a poupança de recursos que, por sua vez, resultam numa redução de custos para a empresa em termos de consumo de electricidade e água, por exemplo. Através desta abordagem, a Sonae Sierra procura encorajar outras organizações a adoptarem uma posição mais forte a favor do ambiente. É com este objectivo que a empresa procura obter resultados tangíveis que possam ser medidos e utilizados para demonstrar que a gestão da performance ambiental é uma actividade rentável para as empresas”.
Em termos de eficiência energética, por exemplo, a Sonae Sierra “reduziu o consumo de electricidade por m2 das áreas comuns do total do portfólio em 30% desde 2002. Isso representou uma poupança em 2010 de cerca de 105 milhões de kWh, ou cerca de 9 milhões de euros. Além disso, desde 2005, a empresa reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa em 60% (toneladas por m2 de ABL)”.
Pedro Caupers, Administrador Executivo responsável pela área de Investimentos e Gestão de Activos, considera que “o reconhecimento de que os nossos fundos são os mais sustentáveis da Europa comprova o nosso compromisso com a responsabilidade social, que nos permite ser líderes numa área que será cada vez mais importante para os investidores no sector imobiliário. Estamos confiantes de que seremos capazes de continuar a criar valor no nosso portfólio através desta abordagem. O sucesso da Sonae Sierra deve-se à implementação de uma estratégia ‘Plan-Do-Check’ que permite a implementação de um processo contínuo de revisão e melhorias do sistema. Todos os anos, a Sonae Sierra define um plano de Responsabilidade Corporativa integrado na sua estratégia global, com objectivos bem definidos, mensuráveis e quantificáveis, permitindo, assim, que todos os níveis da Empresa possam trabalhar para os alcançar.”
A Sonae Sierra foi a terceira classificada a nível mundial, atrás das empresas australianas Commonwealth Property Office Fund e Investa Office Portfolio, primeira e segunda classificadas, respectivamente. Apenas duas empresas europeias ficaram classificadas entre as dez primeiras, “um facto que confirma a posição de liderança da Sonae Sierra no continente em matéria de sustentabilidade”, sublinha.