Corticeira Amorim apresenta isolamentos para reabilitação urbana na Concreta
As soluções de cortiça para a reabilitação urbana estarão também em destaque na reabilitação de três prédios do Centro Histórico do Porto
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Amorim Isolamentos, da Corticeira Amorim, está presente na Concreta 2011 – 25ª Feira Internacional de Materiais de Construção, entre 18 e 22 de Outubro na Exponor, para dar a conhecer as suas mais recentes soluções para reabilitação urbana e construção.
Num stand da autoria do arquitecto Nuno Graça Moura, a empresa irá apresentar “uma solução inovadora de isolamento, composta por uma placa de Aglomerado Expandido de Cortiça e ripas de madeira embutidas, denominada Lambourdé”.
De entre as vantagens desta solução de isolamento, particularmente destinada à recuperação dos edifícios, a Amorim destaca “a facilidade de aplicação em paredes e em pavimentos e a eficiência térmica e acústica, características dos isolamentos de cortiça”.
Recorde-se que o Governo apostou recentemente nesta área, através da criação do Fundo de Participações JESSICA, no valor de mil milhões de euros.
Segundo Carlos Manuel da Silva, Director Geral da Amorim Isolamentos, “A cortiça é, cada vez mais, reconhecida como um material de futuro na construção. É eficiente, flexível, resistente e ecológica, uma combinação de factores que não se encontra em mais nenhuma outra matéria-prima. Este ano, com esta presença na Concreta, queremos demonstrar como pode ser um elemento chave no processo de recuperação urbana, onde a sustentabilidade e a eficiência energética são tão importantes. ”
As soluções de cortiça para a reabilitação urbana estarão também em destaque na reabilitação de três prédios do Centro Histórico do Porto, no âmbito do Concurso de Arquitectura EA’11 – Desafios Urbanos -, promovido pelo portal Espaço de Arquitectura em parceria com a Porto Vivo-SRU, uma iniciativa que conta com o apoio da Corticeira Amorim.
Sublinhando a importância da indústria dos materiais de construção e de decoração tem para a actividade da empresa, a Corticeira Amorim dispõe de um leque alargado de soluções sustentáveis de cortiça para a construção. Neste sentido, e ciente do potencial da cortiça nesta área, a empresa apresentará também na Concreta o BCORK – “o mais completo site de soluções sustentáveis de cortiça para a construção” – www.bcork.amorim.com.
“Este projecto tem como objectivo disponibilizar, aos diferentes agentes do sector da construção, informação técnica sobre os produtos e aplicações de cortiça existentes e contribuir para um maior conhecimento das vantagens ambientais e técnicas associadas à sua utilização”.