GECoRPA e OASRS promovem seminário de reabilitação sísmica
“Actualmente, os edifícios podem ser objecto de intervenções de reabilitação sísmica, que possibilitam, com elevada fiabilidade, a prevenção de danos severos e a limitação dos prejuízos”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul (OASRS) e o Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico (GECoRPA) estão a organizar o seminário “Reabilitação Sísmica dos Edifícios”, que decorrerá no dia 12 de Outubro, na Sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.
No seu comunicado de imprensa, a organização do evento realça o facto de “a grande parte dos edifícios existentes, em particular os mais antigos e aqueles que foram projectados e construídos anteriormente à actual regulamentação estrutural” não estarem dotados de “capacidade resistente suficiente” para suportar um abalo sísmico intenso”.
A mesma fonte aponta ainda para a importância de as intervenções de reabilitação nesses edifícios não se cingirem aos “aspectos estéticos ou de conforto e habitabilidade”, devendo incluir também “os aspectos estruturais”.
“Actualmente, os edifícios podem ser objecto de intervenções de reabilitação sísmica, que possibilitam, com elevada fiabilidade, a prevenção de danos severos e a limitação dos prejuízos”, explica o comunicado.
Assim, destacam-se as participações de Rui Alexandre, presidente do Conselho Directivo da OASRS, e de Vítor Cóias, presidente do GECoRPA, para além de Paulo Candeias, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e de Eduardo Cansado Carvalho, do gabinete GAPRES, que irão levar a debate esta temática na sede da Ordem dos Arquitectos.