GECoRPA e OASRS promovem seminário de reabilitação sísmica
“Actualmente, os edifícios podem ser objecto de intervenções de reabilitação sísmica, que possibilitam, com elevada fiabilidade, a prevenção de danos severos e a limitação dos prejuízos”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul (OASRS) e o Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico (GECoRPA) estão a organizar o seminário “Reabilitação Sísmica dos Edifícios”, que decorrerá no dia 12 de Outubro, na Sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.
No seu comunicado de imprensa, a organização do evento realça o facto de “a grande parte dos edifícios existentes, em particular os mais antigos e aqueles que foram projectados e construídos anteriormente à actual regulamentação estrutural” não estarem dotados de “capacidade resistente suficiente” para suportar um abalo sísmico intenso”.
A mesma fonte aponta ainda para a importância de as intervenções de reabilitação nesses edifícios não se cingirem aos “aspectos estéticos ou de conforto e habitabilidade”, devendo incluir também “os aspectos estruturais”.
“Actualmente, os edifícios podem ser objecto de intervenções de reabilitação sísmica, que possibilitam, com elevada fiabilidade, a prevenção de danos severos e a limitação dos prejuízos”, explica o comunicado.
Assim, destacam-se as participações de Rui Alexandre, presidente do Conselho Directivo da OASRS, e de Vítor Cóias, presidente do GECoRPA, para além de Paulo Candeias, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e de Eduardo Cansado Carvalho, do gabinete GAPRES, que irão levar a debate esta temática na sede da Ordem dos Arquitectos.