Anish Kapoor desenha sala de concertos móvel para o Japão
A capacidade do espaço será de 700 espectadores

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Anish Kapoor, o artista plástico indiano-britânico autor, entre outras, da Cloud Gate – uma das principais atracções do Millennium Park, em Chicago, está a desenhar uma sala de concertos móvel no Japão – mais concretamente na região que no passado mês de Março foi atingida por um forte terramoto seguido detsunami.
De acordo com o Público, o projecto é comissariado pelo Festival de Lucerne, que acontece na Suíça, e conta ainda com a colaboração do arquitecto japonês Arata Isozaki, responsável pela sala de concertos de Quioto.
A sala de concertos projectada por Kapoor – denominada de Ark Nova – um tributo a Higashi Nihon, “será facilmente transportada por várias zonas da região devastada pelo desastre natural, ocorrido a 11 de Março”, revela o Público.
A sala, garante a mesma fonte, “não terá grande complexidade arquitectónica”, será de “cor clara”, e materializada “através de materiais elásticos, o que permitirá montar e desmontar facilmente a estrutura”.
A capacidade do espaço será de 700 espectadores.
Este projecto faz parte do Ark Project, um movimento de artistas que tem como objectivo “explorar a dimensão orgânica da arte, da arquitectura e da filosofia social”. Ou seja, um projecto que utiliza as várias formas da arte contemporânea como meio de apoio comunitário.
Alguns eventos já estão agendados para a Primavera do próximo ano. E de acordo com o Público, o programa de espectáculos, que conta com concertos de música clássica, jazz, dança e projectos multimédia, será completamente gratuito, uma vez que os bilhetes serão financiados por patrocinadores associados à iniciativa.