Arquitectura e Tecnologia de vanguarda dão novos passos em Portugal
Para os interessados, as inscrições realizadas até 15 de Junho

Ana Rita Sevilha
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
O ‘Symposium Digital Fabrication – a State of Art’ – um evento sobre os novos desafios tecnológicos e do ensino da Arquitectura em Portugal, organizado pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, decorre entre 9 e 10 de Setembro, no Grande Auditório do ISCTE-IUL. e vai reunir um conjunto de investigadores de referência internacional, no campo da Fabricação Digital e da Arquitectura.
De acordo com o ISCTE, “o evento pretende desafiar os participantes para a reflexão e o debate sobre o modo como a computação pode contribuir para melhorar o desenho e a performance da arquitectura, bem como tirar partido da modelação digital para produzir objectos físicos inovadores. Entre os oradores convidados, reconhecidos vanguardistas, destacamos a participação dos arquitectos e investigadores Kevin Klinger, Bob Sheil, Vicente Guallart, Gabriela Celani, Tobias Bonwetsch e José Pedro Sousa”.
Desta forma, continua a mesma fonte, “pretende-se partilhar novas metodologias de trabalho, linhas de investigação e profissionalização. O simpósio será complementado por um workshop sobre fabricação digital onde será possível experimentar algumas das tecnologias abordadas durante as conferências”.
Tendo em conta que “a fabricação digital é um campo de trabalho ainda pouco conhecido e explorado em Portugal”, o simpósio “pretende alcançar público especializado da arquitectura, artes plásticas, engenharia, construção, mas também a sociedade em geral”.
Para os interessados, as inscrições realizadas até 15 de Junho.