Arquitectura e Tecnologia de vanguarda dão novos passos em Portugal
Para os interessados, as inscrições realizadas até 15 de Junho

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O ‘Symposium Digital Fabrication – a State of Art’ – um evento sobre os novos desafios tecnológicos e do ensino da Arquitectura em Portugal, organizado pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, decorre entre 9 e 10 de Setembro, no Grande Auditório do ISCTE-IUL. e vai reunir um conjunto de investigadores de referência internacional, no campo da Fabricação Digital e da Arquitectura.
De acordo com o ISCTE, “o evento pretende desafiar os participantes para a reflexão e o debate sobre o modo como a computação pode contribuir para melhorar o desenho e a performance da arquitectura, bem como tirar partido da modelação digital para produzir objectos físicos inovadores. Entre os oradores convidados, reconhecidos vanguardistas, destacamos a participação dos arquitectos e investigadores Kevin Klinger, Bob Sheil, Vicente Guallart, Gabriela Celani, Tobias Bonwetsch e José Pedro Sousa”.
Desta forma, continua a mesma fonte, “pretende-se partilhar novas metodologias de trabalho, linhas de investigação e profissionalização. O simpósio será complementado por um workshop sobre fabricação digital onde será possível experimentar algumas das tecnologias abordadas durante as conferências”.
Tendo em conta que “a fabricação digital é um campo de trabalho ainda pouco conhecido e explorado em Portugal”, o simpósio “pretende alcançar público especializado da arquitectura, artes plásticas, engenharia, construção, mas também a sociedade em geral”.
Para os interessados, as inscrições realizadas até 15 de Junho.