Associações Renovar Mouraria e Artéria unem-se em projecto de reabilitação
O Edifício-Manifesto é assim, “uma intervenção cirúrgica num edifício concreto que propõe criar um lugar de encontro entre o bairro e a cidade”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Associação Renovar a Mouraria (ARM) e a Associação Artéria uniram-se num projecto de reabilitação urbana “único no bairro da Mouraria e na cidade de Lisboa” – O Edifício-Manifesto.
De acordo com as associações, a Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou um imóvel à ARM para que seja a sua nova sede e um espaço aberto ao público onde possa levar a cabo inúmeras actividades de âmbito social e cultural! Contudo, a ARM não quis apenas proceder às obras de recuperação necessárias mas fazer delas um exemplo de como reabilitar um equipamento urbano com qualidade e a preços acessíveis.
A Artéria aceitou o desafio de tomar este projecto em mãos e nasceu aquilo que, sublinham “acreditamos ser um exemplo para todo o bairro e o início de um efectivo movimento de melhoramento do estado de conservação dos imóveis do bairro”.
Dia 14 de Abril, o Edifício Manifesto vai abrir as portas do edifício aos parceiros e amigos, bem como à comunicação social e a potenciais patrocionadores: empresas, instituições e fundações.
A Associação Renovar a Mouraria terá neste edíficio a sua sede , uma cafetaria com biblioteca, sala de leitura e acesso gratuito à Internet e um espaço multifuncional no qual se vão realizar inúmeras actividades no âmbito da dinamização social e cultural, destinadas às comunidades do bairro (crianças de crianças desfavorecidas, famílias de imigrantes , jovens e idosos).
A Associação Artéria, Arquitectura e Reabilitação Urbana é responsável pelo projecto de arquitectura “que terá inúmeras soluções inovadoras, não só no que respeita o aproveitamento do espaço, mas também na utilização de materiais invulgares e até mesmo reciclados”.
O Edifício-Manifesto é assim, “uma intervenção cirúrgica num edifício concreto que propõe criar um lugar de encontro entre o bairro e a cidade”.