Associações Renovar Mouraria e Artéria unem-se em projecto de reabilitação
O Edifício-Manifesto é assim, “uma intervenção cirúrgica num edifício concreto que propõe criar um lugar de encontro entre o bairro e a cidade”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associação Renovar a Mouraria (ARM) e a Associação Artéria uniram-se num projecto de reabilitação urbana “único no bairro da Mouraria e na cidade de Lisboa” – O Edifício-Manifesto.
De acordo com as associações, a Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou um imóvel à ARM para que seja a sua nova sede e um espaço aberto ao público onde possa levar a cabo inúmeras actividades de âmbito social e cultural! Contudo, a ARM não quis apenas proceder às obras de recuperação necessárias mas fazer delas um exemplo de como reabilitar um equipamento urbano com qualidade e a preços acessíveis.
A Artéria aceitou o desafio de tomar este projecto em mãos e nasceu aquilo que, sublinham “acreditamos ser um exemplo para todo o bairro e o início de um efectivo movimento de melhoramento do estado de conservação dos imóveis do bairro”.
Dia 14 de Abril, o Edifício Manifesto vai abrir as portas do edifício aos parceiros e amigos, bem como à comunicação social e a potenciais patrocionadores: empresas, instituições e fundações.
A Associação Renovar a Mouraria terá neste edíficio a sua sede , uma cafetaria com biblioteca, sala de leitura e acesso gratuito à Internet e um espaço multifuncional no qual se vão realizar inúmeras actividades no âmbito da dinamização social e cultural, destinadas às comunidades do bairro (crianças de crianças desfavorecidas, famílias de imigrantes , jovens e idosos).
A Associação Artéria, Arquitectura e Reabilitação Urbana é responsável pelo projecto de arquitectura “que terá inúmeras soluções inovadoras, não só no que respeita o aproveitamento do espaço, mas também na utilização de materiais invulgares e até mesmo reciclados”.
O Edifício-Manifesto é assim, “uma intervenção cirúrgica num edifício concreto que propõe criar um lugar de encontro entre o bairro e a cidade”.