Corticeira Amorim e experimentadesign apresentam Materia
A colecção, um projecto comissariado pela experimentadesign para a Corticeira Amorim, vai ser lançada no próximo dia 13 de Abril em Milão

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A experimentadesign e a Corticeira Amorim apresentam Matéria no Fuori Salone de Milão – uma colecção inédita de objectos de cortiça.
A colecção, um projecto comissariado pela experimentadesign para a Corticeira Amorim, vai ser lançada no próximo dia 13 de Abril em Milão, integrado naquele que é considerado “o mais prestigiado evento internacional comercial de design, o Salone del Mobile”.
Segundo a experimentadesign, o lançamento de Materia assinala “uma etapa chave na estratégia de diversificação e entrada em novos mercados por parte da “Corticeira Amorim”.
Materia é composta por objectos inéditos para o quotidiano feitos em cortiça. “Tirando partido das singulares propriedades desta matéria-prima, de potencial inesgotável, a colecção foi desenhada por seis designers e estúdios portugueses e quatro estrangeiros. BIG-GAME (CH), Daniel Caramelo (PT), Fernando Brízio (PT), Filipe Alarcão (PT), Inga Sempé (FR), Marco Sousa Santos (PT), Miguel Vieira Baptista (PT), Nendo (JP), Pedrita (PT), e Raw Edges (IL/UK) .
Esta colecção, sublinha a mesma fonte, “procura conquistar novos territórios de utilização para a cortiça, revelando a sua versatilidade e mais valias técnicas e estéticas. Colocando-a nos contextos e ambientes do dia-a-dia, Materia actualiza a percepção da cortiça, reafirmando o seu potencial para novas e desafiantes aplicações”.
Materia Cork by Amorim assume em pleno a cortiça enquanto uma das matérias-primas de eleição para o século XXI, distinguindo-se quer pela sua combinação única de características quer pelo facto de ser 100% natural e altamente sustentável.