Alemanha e Dinamarca poderão ficar ligadas por túnel submerso
O projecto de uma ponte de ligação entre a Alemanha e a Dinamarca, no Mar Báltico, foi substituído pelo projecto de um túnel submerso pelo promotor

Pedro Cristino
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
Cantanhede investe 3,3M€ em 24 habitações a custos acessíveis
Abrantes lança concurso de 6,5M€ para construção de nova escola superior
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
O projecto de uma ponte de ligação entre a Alemanha e a Dinamarca, no Mar Báltico, foi substituído pelo projecto de um túnel submerso pelo promotor.
A Fermen, empresa de consultoria detida pelo Governo dinamarquês aconselhou o ministro dos Transportes deste país a optar por esta via. Esta empresa será também responsável pelo projecto e planeamento desta travessia.
A empresa concluiu que o túnel “representaria menos riscos, tanto na fase de construção como de operação”, relativamente à hipótese de uma ponte atirantada, segundo informação disponibilizada no seu site.
A conclusão assenta, em particular, nos riscos de execução dos projectos, nos factores de impacto ambiental, nos impactos potenciais de segurança de navegação e no custo de construção.
A decisão final ainda está pendente e sujeita a aprovação por parte das autoridades alemãs. Os contratos deverão ser estabelecidos e assinados com os empreiteiros em 2014.
Os custos deste projecto estão estimados entre os 5,1 mil milhões de euros, para o túnel submerso, e os 5,2 mil milhões para a ponta atirantada.