Bei Bränden soll die Räumung von Gebäuden künftig durch Sprachansagen optimaler ablaufen. Siemens stellt auf der Messe Security 2010 in Essen (5. bis 8. Oktober) Lösungen zur Evakuierung vor, die […]
Siemens lança novo alarme por voz que permite rápida evacuação de edifícios
A Siemens possui no seu portfólio soluções de evacuação com tecnologia de mensagens por voz
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Siemens lança no mercado um novo alarme por voz, o E100, que permite uma rápida evacuação de edifícios em caso de incêndio ou qualquer outro incidente.
Segundo uma nota de imprensa da empresa, “a Siemens possui no seu portfólio soluções de evacuação com tecnologia de mensagens por voz. Em vez de utilizarem sirenes, estes equipamentos permitem recorrer a mensagens de voz para dar avisos e instruções aos utilizadores dos edifícios. Como mostram alguns estudos, estes sistemas aceleram o processo de evacuação, uma vez que as pessoas reagem quatro vezes mais rápido a mensagens faladas do que a sinais de alarme”.
No decorrer de um incêndio, exemplifica a Siemens, “o maior desafio é garantir a rápida evacuação dos locais afectados. No entanto, muitas pessoas não sabem como reagir a sinais de alarme, como sirenes ou campainhas, e frequentemente optam por ignorá-los. Já as mensagens de voz transmitem instruções claras, o que ajuda a evitar confusões e atrasos”.
Dependendo da situação, “o sistema de voz pode ser utilizado para instruir as pessoas a abandonarem o edifício, bem como para encaminhá-las para um percurso específico de fuga. Adicionalmente, este sistema pode ser usado para evacuar edifícios por fases, instruindo pessoas de determinadas áreas a permanecerem nos seus lugares, enquanto aguardam novas informações. É ainda de realçar que as instruções podem ser comunicadas em várias línguas”.
O sistema de evacuação de emergência por voz E100 da Siemens “converte os sinais sonoros de alarme existentes em mensagens faladas, baseadas num plano de evacuação pré-estabelecido. Se o incêndio se espalhar, o sistema pode modificar as instruções, fechando determinados percursos de fuga ou iniciando a evacuação de outras partes do edifício. Este sistema também controla as luzes de emergência e a sinalização dos percursos de fuga”.
Utilizar um sistema multi-canal, garante a empresa, “permite fazer anúncios diferentes nas várias áreas do edifício. O E100 também contém um microfone para transmissão de mensagens em directo (utilizado pelos bombeiros, por exemplo) e colunas instaladas nos corredores e nas várias salas. O E100 da Siemens já cumpre a norma europeia que entrará em vigor em 2011, e que regula sistemas de alarme de voz”.
Já a solução Syngal (um componente adicional para sistemas de alarme por voz) “utiliza as infra-estruturas de comunicação existentes, como computadores, sistemas telefónicos ou painéis electrónicos, para a divulgação de mensagens. O Syngal funciona em três níveis: em edifícios, outdoors (painéis electrónicos, pilares de emergência ou altifalantes) e ao nível do indivíduo, através do envio de mensagens para telemóveis. Estas soluções de envio de mensagens em massa já estão em utilização nos E.U.A. há já algum tempo, e começam agora a ser introduzidas na Europa”.