Chaves integra fase de teste do Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis
Portugal vai participar com três cidades escolhidas entre as oito pré selecionadas neste teste

Lusa
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
A cidade de Chaves é uma das oito urbes portuguesas pré-selecionadas para participar na fase de teste do Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis revelou à agência Lusa o vereador do urbanismo, Castanheira Penas.
Portugal vai participar com três cidades escolhidas entre as oito pré selecionadas neste teste do Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis que pretende averiguar a variedade de situações e características da realidade urbana europeia.
O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta web desenvolvida por um grupo de trabalho europeu constituída por representantes de cidades, redes de autarquias locais, estados membros e Comissão Europeia com o fim de apoiar as cidades a monitorizar estratégias e projectos de desenvolvimento urbano sustentável.
A Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) recebeu 15 candidaturas a nível nacional das quais foram pré-selecionadas oito.
Além da cidade de Chaves foram apurados os municípios de Alcanena, Águeda, Arouca, Barreiro, Maia, Serpa e Viana do Castelo.
“É um privilégio a cidade de Chaves estar no grupo das oito cidades pré-selecionadas o que demonstra que a nossa candidatura tem qualidade”, referiu Castanheira Penas.
A selecção da candidatura de Chaves para estar entre as oito cidades pré-selecionadas para participar no teste europeu pode estar relacionada, segundo o autarca, “com o facto de ter sido pioneira a pôr em marcha o Agenda 21 e ter em curso uma série de obras de regeneração urbana”.
O autarca acrescentou que “se ficarmos entre as três cidades escolhidas teremos um acesso directo a esta ferramenta e poderemos partilhar conhecimentos, anseios e experiências com as outras cidades”.
Apesar de a decisão só ser conhecida no final deste ano, o autarca acredita que “Chaves tem condições para ser um dos municípios selecionados e participar nesta rede de monitorização”.
“O objectivo desta ferramenta é resolver problemas futuros das cidades através da partilha de experiências e conhecimentos”, frisou Castanheira Penas.
A versão final desta ferramenta será divulgada no início de 2012 e será de acesso e utilização livre.