Sonae Sierra inaugura a expansão do Parque D. Pedro Shopping, no Brasil
“A eficiência ambiental do Parque D. Pedro fez com que obtivesse, em 2007, a certificação de acordo com a norma ISO 14001, tornando-se o primeiro centro comercial do Brasil a obter esta certificação”
Ana Rita Sevilha
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A Sonae Sierra, através da sua participada Sonae Sierra Brasil, acaba de inaugurar a primeira expansão do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, no Brasil, a qual representa um investimento de 9,6 milhões de euros e é constituída pela criação de uma nova Alameda com 34 novas lojas, distribuídas por 5.450 m2 de ABL (Área Bruta Locável), anunciou a Sonae Sierra.
Com esta nova área, o Parque D. Pedro Shopping passa agora a contar com 410 lojas distribuídas por mais de 122 mil m2 de ABL.
Em comunicado de imprensa a Sonae Sierra explica o conceito em que se baseou o projecto arquitectónico: “foi um conceito inédito e totalmente inovador no sector dos centros comerciais no Brasil, que consiste na aplicação de uma grande diversidade de materiais nas fachadas das lojas, utilizando matérias-primas naturais, como a pedra Goiás e canjiquinha, misturadas com tijolos à vista e de vidro, e ainda com materiais de textura mineral. Para o piso foram utilizados o granito e o mosaico em pedra portuguesa. A diferença entre os níveis de cada montra conferiu ao novo espaço o aspecto de uma elegante Alameda a céu aberto”.
O projecto de paisagismo contempla “plantas de porte exuberante e espelhos d’água, para que os clientes vivam a experiência de fazer compras ao ar livre, num ambiente moderno, apelativo e sofisticado”.
Este novo espaço teve como objectivo “reforçar a oferta de lojas na área da moda, para aumentar ainda mais a variedade existente no Centro e as opções de compra dos consumidores”.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra “A expansão do Parque D. Pedro Shopping traduz o dinamismo que a Sonae Sierra procura incutir permanentemente nos seus Centros Comerciais, de forma a valorizá-los e a renová-los para poder corresponder às expectativas dos seus visitantes”.
Inaugurado em Março de 2002, o D. Pedro Shopping foi o primeiro centro comercial temático do Brasil. O Parque D. Pedro está situado numa área de influência que abrange 25 municípios e recebe uma média de 1,8 milhões de visitas por mês.
“A eficiência ambiental do Parque D. Pedro fez com que obtivesse, em 2007, a certificação de acordo com a norma ISO 14001, tornando-se o primeiro centro comercial do Brasil a obter esta certificação”, referiu a mesma fonte, sublinhando que o shopping foi também “o pioneiro no Brasil e na Europa a obter a certificação na área de gestão de Segurança & Saúde, de acordo com a norma OHSAS 18001 (Sistema de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional)”.