Time Out convida dupla Aires Mateus para requalificar Mercado da Ribeira
Para dar “corpo” à flexibilidade exigida pelo conceito que quer levar avante, a Time Out escolheu a dupla Aires Mateus

Ana Rita Sevilha
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
Cantanhede investe 3,3M€ em 24 habitações a custos acessíveis
Abrantes lança concurso de 6,5M€ para construção de nova escola superior
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
A marca responsável pela primeira revista semanal de cultura e lazer da cidade de Lisboa, a Time Out, venceu o concurso público para a concessão da exploração do Mercado da Ribeira. Para dar “corpo” à flexibilidade exigida pelo conceito que quer levar avante, a Time Out escolheu a dupla Aires Mateus.
O conceito norteou as soluções arquitectónicas já pensadas, e a tarefa é a de requalificar este espaço de forma original mas atendendo aos princípios do projecto, sem nunca descurar as linhas tradicionais do Mercado.
Este será o primeiro espaço público com a marca Time Out, e o primeiro espaço público de grandes dimensões a ser explorado por um título editorial.
De acordo com a própria Time Out, a ideia remonta há dois anos, quando a marca decidiu apostar na criação de um espaço físico que fosse “um reflexo directo da revista”.
Avaliadas as zonas de maior potencial e os edifícios que melhor se adequavam à ideia, rapidamente chegaram à conclusão que seria necessário encontrar uma área grande e um local de referência associado à História da cidade. Foi durante esta procura “que tomámos conhecimento do concurso público para a concessão da exploração do Piso 1 e de uma parte do rés-do-chão do Mercado da Ribeira”, explica.
“Toda a renovação urbanística da zona do Cais do Sodré, o magnífico edifício do Mercado, os desafios lançados pelo concurso e, sobretudo, o valor que um projecto destes poderia acrescentar a Lisboa tornavam a decisão de concorrer obrigatória”, pode ler-se em nota de imprensa.
O objectivo do projecto é simples, “revitalizar um espaço que foi esquecido por muitos lisboetas”, sublinha a Time Out. O que na prática significa que o espaço deverá ser dividido em diferentes espaços âncora, tais como restaurante, bar, discoteca, espaço multiusos, academia, espaço de informação e turismo, loja, galeria, food court, esplanada e quiosque, tudo a funcionar como uma plataforma, fazendo com que este espaço seja um mostruário da criatividade lisboeta.