Câmara de Lisboa entrega medalha da cidade a Gonçalo Ribeiro Telles
Para António Costa, “a entrega da medalha” é a “melhor homenagem” que a cidade lhe podia prestar
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara de Lisboa, pelas mãos do presidente, António Costa, entregou a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro ao arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, pelos 70 anos de carreira, e inaugurou a exposição “Plano Verde – Estrutura Ecológica Municipal”.
António Costa, presidente da autarquia da capital, falou à agência Lusa sobre o arquitecto paisagista e considerou que “a entrega da medalha” é a “melhor homenagem” que a cidade lhe podia prestar.
Em simultâneo e sendo Gonçalo Ribeiro Telles “mentor do Plano Verde”, foi inaugurada uma exposição que divulga o conjunto dos princípios em que assenta o plano “enquanto peça fundamental de planeamento urbanístico”, acrescentou o autarca.
A iniciativa visa a “difusão das medidas e acções concretas propostas no Plano Verde”, bem como a divulgação e apreciação das “implicações da estrutura ecológica urbana no planeamento da cidade”, destacou António Costa.
O galardoado Gonçalo Ribeiro Telles salientou à Lusa “a importância de os políticos, de as pessoas responsáveis e de as pessoas urbanas” compreenderem a dependência que têm do mundo rural e salientou que “não há cidade sem campo”.
Para o arquitecto, a entrega da medalha é um reconhecimento que no “mundo moderno” não é possível “individualizar”, ou seja, sublinhou, este é um prémio para “toda a gente” com quem trabalhou.
A estrutura da exposição inclui uma introdução ao planeamento de Lisboa, ilustrada com desenhos de Gonçalo Ribeiro Telles, a apresentação da Estrutura Ecológica Municipal, figura básica do Plano Verde, a exibição dos aspectos do plano já realizados ou em projecto e a exploração das suas implicações em relação à biodiversidade e à proteção ambiental.
A exposição “Plano Verde – Estrutura Ecológica Municipal”, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, estará patente até 14 de nNovembro e tem entrada livre.