Niemeyer homenageado pelo Governo espanhol com Medalha das Artes e das Letras
Niemeyer foi homenageado pela ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, e disse estar feliz em poder ajudar através do seu trabalho
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, com 102 anos de idade, recebeu a Medalha das Artes e das Letras do Governo espanhol.
Niemeyer foi homenageado pela ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, e disse estar feliz em poder ajudar através do seu trabalho.
“Eu trabalho muito, felizmente eu sou muito solicitado. Nesse mundo tão cheio de problemas, com meu trabalho eu posso ajudar. A vida é muito mais importante que a arquitectura”, afirmou o arquitecto centenário.
Normalmente, os homenageados vão até Espanha para receber a condecoração. Mas no caso de Niemeyer, por estar com a saúde frágil, a ministra espanhola decidiu ir ao Rio para entregar a medalha pessoalmente ao arquitecto.
Na cerimónia de entrega da medalha, o arquitecto brasileiro contou um pouco da sua vida: “Eu vim de uma família católica. Na minha casa tinha uma igreja, mas aos 17 anos eu comecei a tentar mudar algumas coisas e lutei por muitas delas. O importante hoje é levar para a juventude um pouco de conhecimento.”
Seu maior projecto na Europa é o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na cidade de Avilés, próxima a Oviedo, em Espanha, que está previsto ser inaugurado em 2011.
“É muito importante esse centro que será inaugurado. Porque a escola vai representar bem a minha arquitectura”, afirmou Niemeyer.
Ainda bastante activo, o consagrado arquitecto edita, junto com a sua esposa, a revista de arquitetura ‘Nosso Caminho’.O número 7 da revista foi lançado a 1 de Setembro numa das suas poucas aparições públicas.
Na publicação, o arquitecto apresenta as suas mais recentes obras, espaços de trabalho, estudos e espaços de uso colectivo com seu estilo de curvas de betão armado.