Aquapor apresenta conceito inovador na China
O “Ciclo Eficiente da Água”, um conceito “inovador” que a empresa utiliza já em Portugal e que “permite tornar a água que abastece as populações numa nova fonte de energia alternativa”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Aquapor apresentou, na China, o “Ciclo Eficiente da Água”, um conceito “inovador” que a empresa utiliza já em Portugal e que “permite tornar a água que abastece as populações numa nova fonte de energia alternativa”.
Através de um conjunto de técnicas, a empresa defende o aproveitamento de toda a energia gerada no ciclo urbano da água tradicional, que inclui captação, tratamento, distribuição até aos lares, passagem pelas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e respectiva devolução ao meio ambiente, e também a “introdução de fontes de geração de energia renovável em todo este processo”.
Para garantir a eficiência do ciclo urbano da água, a Aquapor “tem vindo a estudar e a implementar um conjunto de medidas, como a instalação de turbinas ao longo das condutas de água e a colocação de bombas “invertidas” ao longo das redes de distribuição”, que geram electricidade.
O comunicado enviado à imprensa pela empresa do grupo DST refere também outras técnicas já utilizadas como a colocação de painéis fotovoltaicos nas coberturas dos reservatórios, o aproveitamento do potencial calórico das lamas resultantes do tratamento das águas residuais como combustível e a utilização do biogás produzido nas ETAR para produção de energia eléctrica”.
“Já temos 831 painéis fotovoltaicos instalados nas empresa Águas da Figueira, Águas de Gondomar, Águas de Alenquer, Águas de Cascais e Águas do Sado, com um investimento que ascende a 903 mil euros e uma potência instalada de 156 quilowatts”, revelou o administrador da Aquapor, Diogo Faria de Oliveira.
No contexto da participação portuguesa na exposição mundial da Shangai, a Aquapor deslocou-se à cidade chinesa e apresentou este conceito a empresários e a entidades públicas distribuidoras de água e gestoras dos recursos hídricos desse país.