Soluções Solares Vulcano seleccionadas para projectos Natura Towers e Edifício Bloom
Os projectos Natura Towers e Bloom contemplam um conjunto de tecnologias e materiais inovadores que permitem optimizar a sua eficiência energética
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Vulcano foi a marca escolhida para equipar os dois complexos de escritórios Natura Towers e Edifício Bloom, “pioneiros na introdução de tecnologias e materiais sustentáveis, que lhes valeu a Certificação de Desempenho Energético e da Qualidade do Ar Interior de classe A+ e A, respectivamente”, anunciou a empresa.
Os projectos Natura Towers e Bloom contemplam um conjunto de tecnologias e materiais inovadores que permitem optimizar a sua eficiência energética e contribuir para a redução de emissão de CO2, e nesse sentido, os sistemas solares Vulcano de alto rendimento, “contribuem para os elevados níveis de desempenho energético de ambos projectos”.
Para o aquecimento de águas, o Grupo MSF, promotor das Natura Towers, elegeu os sistemas solares térmicos da Vulcano, equipamentos integrados, compostos por 8 painéis solares FKC e respectivos acessórios, contribuindo para uma maior eficiência energética do edifício.
Quanto ao Bloom, localizado em Campolide e promovido pela Campolide XXI, a opção recaiu nas “soluções solares da Vulcano, que distribuem a energia solar captada de uma forma igual e independente a cada um dos onze escritórios. Desta forma assegura-se uma economia na utilização dos sistemas tradicionais de apoio em igualdade de circunstâncias para todos os utilizadores”.
Concebidas pelo atelier de arquitectura GJP, as Natura Towers foram o primeiro empreendimento de escritórios português a contar com certificação energética de classe A+, apresentando um consumo energético reduzido em, pelo menos, 75% face às emissões de referência. Quanto ao projecto Bloom, é também um dos primeiros edifícios sustentáveis, contando com uma fachada ondulada inovadora que regula o sombreamento e gestão inteligente do edifício para optimização dos consumos energéticos.
Para João Fernandes, Director Comercial da Vulcano, “Os projectos Natura Towers e Edifício Bloom vieram romper com os padrões de construção e promoção imobiliária em Portugal, confluindo de forma integrada e inovadora diferentes tecnologias e tendências de construção sustentável. A Vulcano apoia a inovação e a sustentabilidade na construção, através de uma aposta forte nas energias renováveis e em tecnologias mais eficientes, que contribuam para a melhoria do comportamento energéticos dos edifícios”.
“As Soluções Solares da Vulcano consistem em sistemas de aquecimento de águas com recurso a energia solar térmica. Estas soluções estão orientadas para diversas utilizações e adaptam-se a diferentes necessidades, desde o sector doméstico (edifícios unifamiliares e colectivos); organismos de carácter institucional (escolas públicas, piscinas municipais, complexos desportivos municipais e outros edifícios públicos com consumo significativo de água quente); e organismos de serviço público de carácter privado (Lares da 3a idade, piscinas, ginásios, Health-clubs, restauração e alojamento turístico, parques de campismo e indústria com consumo de água ou energia térmica a baixa temperatura)”, explica a empresa.