EDP Renováveis inicia segunda fase de parque eólico nas Astúrias
A inovação reside no facto de as pás para as turbinas serem transportadas por meios aéreos, “o que reduz consideravelmente o impacto ambiental comparativamente ao transporte tradicional” por terra

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A EDP Renováveis iniciou a construção da segunda fase do seu parque eólico em Cariondo, nas Astúrias. Segundo a informação da empresa liderada por Ana Maria Fernandes, a inovação reside no facto de as pás para as turbinas serem transportadas por meios aéreos, “o que reduz consideravelmente o impacto ambiental comparativamente ao transporte tradicional” por terra.
Cariondo é o primeiro parque eólico em Espanha e o segundo na Europa no qual foi utilizado este sistema no processo de montagem.
O transporte das pás está a ser feito em duas fases, tendo sido concluída a primeira em Junho, começando agora a segunda. Os restantes elementos que irão compor o parque, como torres e motores, serão transportados por meios terrestres.
As pás estão a ser transportadas a partir de Campa de Navia, situado a 23 quilómetros do parque eólico, pelo helicóptero Erickson S-64, concebido para o transporte de carga pesada e que, segundo a informação da EDP Renováveis, “com as condições meteorológicas adequadas, poderá transportar 18 pás por dia”.
As turbinas instaladas neste parque são do modelo G80 e são fornecidas pela Gamesa, empresa também responsável pela sua montagem. No total, serão 25 as turbinas neste parque que, quanto estiver operaciona, terá uma capacidade operacional de 50 megawatts.