EDP Renováveis inicia segunda fase de parque eólico nas Astúrias
A inovação reside no facto de as pás para as turbinas serem transportadas por meios aéreos, “o que reduz consideravelmente o impacto ambiental comparativamente ao transporte tradicional” por terra
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A EDP Renováveis iniciou a construção da segunda fase do seu parque eólico em Cariondo, nas Astúrias. Segundo a informação da empresa liderada por Ana Maria Fernandes, a inovação reside no facto de as pás para as turbinas serem transportadas por meios aéreos, “o que reduz consideravelmente o impacto ambiental comparativamente ao transporte tradicional” por terra.
Cariondo é o primeiro parque eólico em Espanha e o segundo na Europa no qual foi utilizado este sistema no processo de montagem.
O transporte das pás está a ser feito em duas fases, tendo sido concluída a primeira em Junho, começando agora a segunda. Os restantes elementos que irão compor o parque, como torres e motores, serão transportados por meios terrestres.
As pás estão a ser transportadas a partir de Campa de Navia, situado a 23 quilómetros do parque eólico, pelo helicóptero Erickson S-64, concebido para o transporte de carga pesada e que, segundo a informação da EDP Renováveis, “com as condições meteorológicas adequadas, poderá transportar 18 pás por dia”.
As turbinas instaladas neste parque são do modelo G80 e são fornecidas pela Gamesa, empresa também responsável pela sua montagem. No total, serão 25 as turbinas neste parque que, quanto estiver operaciona, terá uma capacidade operacional de 50 megawatts.