Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Município de Reguengos de Monsaraz vai inaugurar amanhã o Centro Náutico de Monsaraz, localizado nas margens do Grande Lago Alqueva, nas imediações da vila medieval de Monsaraz. Um investimento de cerca de 200 mil euros.
Em comunicado de imprensa, a autarquia revela que “o Centro Náutico de Monsaraz está situado numa península com 1,25 hectares no antigo Moinho do Gato (agora submerso pela albufeira de Alqueva), uma zona que sempre teve grande dinâmica social ligada aos usos e costumes rurais das populações do Rio Guadiana e agora usado para pescarias, piqueniques e desportos náuticos”.
O centro náutico contempla um ancoradouro com estrutura de amarração para 12 embarcações marítimo-turísticos de médio porte, rampa de alagem (para as embarcações entrarem e saírem da água), um bar com capacidade para cerca de 35 lugares, um parque de merendas com 11 mesas e um parque infantil”.
Neste âmbito a autarquia promoveu também a construção de zonas verdes e cerca de 500 metros de arruamentos, e dotou o Centro Náutico de uma zona multiusos para a realização de feiras e outros eventos, especialmente ligados à actividade náutica.
“Ao nível do saneamento básico e do abastecimento de água, o centro náutico é auto-suficiente, tendo sido executado um furo vertical (águas subterrâneas), uma Estação de Tratamento de Água Residuais com tratamento terciário e a reutilização da água tratada para rega e utilização de serviços. Também foi construída uma rede de iluminação exterior pública para toda a envolvente do centro náutico”, sustenta a autarquia.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz afirma que “a proposta da autarquia pretendeu valorizar o diálogo entre o equipamento, o Grande Lago Alqueva e a sua paisagem, e na sua origem esteve a elaboração pelos serviços da autarquia de um Plano de Intervenção no Espaço Rural (PIER) específico para o ordenamento territorial desta estrutura”.
O autarca refere que “o centro náutico pretende apoiar o recreio náutico e as diferentes actividades náuticas, como por exemplo a vela e a pesca desportiva, e beneficia de uma paisagem de montado e de um conjunto de ilhas que tornam o local muito atractivo, proporcionando também uma vista excelente da vila medieval de Monsaraz”.
O Município de Reguengos de Monsaraz está a desenvolver novas infra-estruturas de apoio ao turismo com o objectivo de beneficiar das potencialidades do Grande Lago Alqueva e de proporcionar um conjunto de equipamentos atractivos para os turistas.
Para esse efeito, no concelho já está em construção o empreendimento turístico Roncão d’el Rei e vão ser edificados mais dois projectos turísticos, nomeadamente o São Lourenço do Barrocal e o Vila Lago Monsaraz – Golf & Nautic Resort, que na globalidade vão ter investimentos superiores a 1,3 mil milhões de euros e criar cerca de 20 mil camas turísticas.