Câmara de Lisboa avança com restauro da Casa dos Bicos
A Casa dos Bicos constitui um dos exemplos mais representativos e emblemáticos da arquitectura civil quinhentista em Lisboa e no País
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara de Lisboa decidiu avançar com o restauro da Casa dos Bicos, para ali instalar a Fundação José Saramago, e solicitar aos candidatos qualificados, através de concurso, para apresentarem as suas propostas.
A medida consta de uma proposta do vereador Nunes da Silva (independente eleito na lista do PS) que, segundo fonte da autarquia, foi aprovada na reunião do executivo.
O documento refere que foram qualificados para apresentar propostas de requalificação do edifício cinco promotores: H.C.I – Construções, Britalar – Sociedade de Construções, Construtora San José, Graviner – Construções e o agrupamento constituído pela STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas e a Monumental.
A Casa dos Bicos constitui um dos exemplos mais representativos e emblemáticos da arquitectura civil quinhentista em Lisboa e no País, sendo monumento nacional desde 1910.
Após a morte, em Junho, de José Saramago, o presidente da autarquia, António Costa, anunciou que as cinzas do escritor vão ser depositadas junto a uma oliveira que será transplantada da terra natal de Saramago, na Azinhaga do Ribatejo, para a frente do edifício, sede da Fundação.