“Jardins Portáteis” de Leonel Moura em Xangai
Leonel Moura fundiu um banco, uma árvore e umas rodas, dando origem a um jardim que se pode deslocar

Ana Rita Sevilha
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
Leonel Moura inspirou-se no conceito de mobilidade e criou uma peça de design que conjuga um banco de jardim com vegetação e ainda capacidade de locomoção. O resultado? Um Jardim Portátil. Estas peças podem ser actualmente vistas na Expo Xangai 2010, onde dez exemplares pontuam o exterior do Pavilhão de Portugal.
“Leonel Moura fundiu um banco, uma árvore e umas rodas, dando origem a um jardim que se pode deslocar conforme a vontade do utilizador, seja para criar núcleos de conversa entre amigos, para procurar a melhor localização ou sombra, ou ainda para ter o simples prazer lúdico de usufruir de uma obra de arte singular”, explica a organização da representação portuguesa em Xangai.
“A obra, que explora a combinação como forma de gerar criatividade e inovação, pode igualmente ser apresentada em espaços interiores, acrescentando-lhes a exuberância e o colorido dos jardins”, sublinham.
A Expo 2010 Shanghai ocupa uma área de 528 hectares, ao longo das duas margens do Rio Huangpu, o evento espera 70 milhões de visitantes e conta com a presença de 192 países e 50 organizações internacionais: o maior número de participantes alguma vez alcançado. A Exposição Universal decorre até 31 de Outubro de 2010, subordinada ao tema “Better City, Better Life”, “Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida”.