“Jardins Portáteis” de Leonel Moura em Xangai
Leonel Moura fundiu um banco, uma árvore e umas rodas, dando origem a um jardim que se pode deslocar

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Leonel Moura inspirou-se no conceito de mobilidade e criou uma peça de design que conjuga um banco de jardim com vegetação e ainda capacidade de locomoção. O resultado? Um Jardim Portátil. Estas peças podem ser actualmente vistas na Expo Xangai 2010, onde dez exemplares pontuam o exterior do Pavilhão de Portugal.
“Leonel Moura fundiu um banco, uma árvore e umas rodas, dando origem a um jardim que se pode deslocar conforme a vontade do utilizador, seja para criar núcleos de conversa entre amigos, para procurar a melhor localização ou sombra, ou ainda para ter o simples prazer lúdico de usufruir de uma obra de arte singular”, explica a organização da representação portuguesa em Xangai.
“A obra, que explora a combinação como forma de gerar criatividade e inovação, pode igualmente ser apresentada em espaços interiores, acrescentando-lhes a exuberância e o colorido dos jardins”, sublinham.
A Expo 2010 Shanghai ocupa uma área de 528 hectares, ao longo das duas margens do Rio Huangpu, o evento espera 70 milhões de visitantes e conta com a presença de 192 países e 50 organizações internacionais: o maior número de participantes alguma vez alcançado. A Exposição Universal decorre até 31 de Outubro de 2010, subordinada ao tema “Better City, Better Life”, “Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida”.