Starbucks abre na Estação do Rossio com a insígnia de loja verde
A designação de loja verde deve-se a um conjunto de requisitos o nível da construção, decoração e funcionamento
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Starbucks Portugal inaugurou a sua sexta loja, no coração da Baixa Lisboeta, na Estação do Rossio, sendo esta a primeira com a designação verde no País, e a quinta em todo o mundo.
Ao Construir Jeremy Atteley, encarregado da obra, revelou que esta designação – de loja verde, se deve a um conjunto de requisitos o nível da construção, decoração e funcionamento, tais como a poupança de água, a poupança de energia e a reutilização de materiais.
Para Luis Mello, Director de Operações para Portugal, o facto de a nova loja do Rossio ter a designação Verde, é um grande orgulho: “ ao longo do processo de construção desta loja muitos foram os aspectos que tivemos em consideração para o cumprimento da designação verde. Alguns podem parecer menores mas fazem toda a diferença, como o recurso a materiais ecológicos, através da utilização de tintas com baixo composto orgânico volátil, ou selantes e adesivos não tóxicos, o desvio de resíduos dos aterros, a redução de resíduos, através da promoção dos tumblers e canecas reutilizáveis, a construção de um parque para bicicletas, para redução da pegada ecológica, ou até mesmo a equipa de construção e design da loja que tem a certificação LEED”.
O mesmo responsável sublinhou ainda: “no futuro próximo, é nosso objectivo candidatarmo-nos com esta loja à Certificação LEED”.
No âmbito da inauguração, Luis Mello lembrou que esta loja é uma história que começou faz dois anos, o que a torna especial, uma característica potenciada pela localização, numa zona onde estão cafés de culto da cidade.
A nova loja Starbucks tem 260 m2, e tal como as outras lojas que foram implantadas em edifícios e locais históricos, traduz um “enorme respeito pelos locais e população onde se insere”. Por isso, embora se trate de uma loja de rua, a fachada da Estação do Rossio não sofreu nenhuma alteração, tendo sido preservados os eleemntos originais do edifício.
Desta forma, a marca Starbucks continua o seu plano de expansão em Portugal, prevendo a abertura de mais duas lojas até ao final de 2010.