“Internacionalizar para alcançar metas do Plano Estratégico”, diz presidente da OPWAY
Ao Construir, o presidente executivo da OPWAY Engenharia entende que “o México apresenta-se como um dos mercados a investir e a compra de 50% detidos em partes iguais pela Mota Engil e a Opway da construtora mexicana enquadra-se nesta estratégia”

Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
“O Grupo OPWAY vê no mercado externo uma oportunidade de desenvolver o negócio e alcançar as metas que o seu Plano Estratégico definiu para os próximos anos, que inclui uma forte aposta na internacionalização”. É deste modo que a construtora OPWAY justifica o negócio de aquisição posição no capital social da Impulsora de Desarrolo Integral (IDINSA), construtora mexicana especializada no segmento das infra-estruturas por uma verba na ordem dos 2,5 milhões de euros.
Ao Construir, o presidente executivo da OPWAY Engenharia entende que “o México apresenta-se como um dos mercados a investir e a compra de 50% detidos em partes iguais pela Mota Engil e a Opway da construtora mexicana enquadra-se nesta estratégia”. Na sequência deste negócio, a IDINSA efectuou um aumento de capital subscrito pela SPV em 16,5 milhões de euros, que passou assim a deter 50% do capital social da empresa.
Com uma facturação média de cerca de 60 milhões de euros, a IDINSA posiciona-se para beneficiar das oportunidades existentes ao nível do “Programa Nacional de Infra-estruturas 2007-2012” do Governo Mexicano, cujas obras ascenderão a um montante de cerca de 60 mil milhões de euros.
A OPWAY integra o Rio Forte Investments, holding do Grupo Espírito Santo que concentra os investimentos não financeiros. O Grupo Mota-Engil engloba três grandes Áreas de Negócio – Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços e Concessões de Transportes.