ECCS lança “Fire Design of Steel Structures”
Esta série de livros proporciona “uma combinação de conteúdo teórico, uma explicação das prescrições dos códigos e exemplos de cálculo detalhados”

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Depois do livro “Design of Steel Structures”, a Associação Europeia da Construção em Aço (ECCS) lança agora o segundo manual da colecção “ECCS Eurocode Design Manuals”, o “Fire Design of Steel Structures”.
Esta colecção de nove manuais é destinada a “fornecer orientações de cálculo de acordo com os Eurocódigos, sendo cada um dos manuais vocacionado para a abordagem de uma parte específica dos Eurocódigos relevantes para a construção metálica”.
Segundo a nota de imprensa da associação, esta série de livros proporciona “uma combinação de conteúdo teórico, uma explicação das prescrições dos códigos e exemplos de cálculo detalhados”. No âmbito de tornar “esta colecção uma das principais referências na área de cálculo de estruturas metálicas”, a ECCS estabeleceu um acordo com a editora Ernst & John para a distribuição destes manuais por toda a Europa.
Da autoria de Jean-Marc Franssen e de Paulo Vila Real, o livro “Fire Design of Steel Structures” explica e ilustra as regras fornecidas nos Eurocódigos para a concepção de estruturas de aço sujeitas ao fogo.
“Fornece uma introdução ao tema e explica como calcular as acções mecânicas (cargas) em situação de incêndio com base nas informações prestadas nas normas EN 1990 e EN 1991”, refere a nota de imprensa, mencionando também a apresentação de “modelos usados para representar as acções térmicas criadas pelo fogo” e a descrição dos “procedimentos usados no cálculo da temperatura do aço a partir da temperatura do compartimento”.
Nesta obra “são analisadas questões que um projectista pode enfrentar ao avaliar a resistência ao fogo de um edifício, recorrendo a um caso de estudo”, sendo apresentados os processos de cálculo “de uma maneira lógica”, fornecendo aconselhamento prático e útil, para além de “exemplos práticos fáceis de seguir que permitem aos projectistas explorar as vantagens desta nova abordagem” ao cálculo de estruturas em situação de incêndio.