ECCS lança “Fire Design of Steel Structures”
Esta série de livros proporciona “uma combinação de conteúdo teórico, uma explicação das prescrições dos códigos e exemplos de cálculo detalhados”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Depois do livro “Design of Steel Structures”, a Associação Europeia da Construção em Aço (ECCS) lança agora o segundo manual da colecção “ECCS Eurocode Design Manuals”, o “Fire Design of Steel Structures”.
Esta colecção de nove manuais é destinada a “fornecer orientações de cálculo de acordo com os Eurocódigos, sendo cada um dos manuais vocacionado para a abordagem de uma parte específica dos Eurocódigos relevantes para a construção metálica”.
Segundo a nota de imprensa da associação, esta série de livros proporciona “uma combinação de conteúdo teórico, uma explicação das prescrições dos códigos e exemplos de cálculo detalhados”. No âmbito de tornar “esta colecção uma das principais referências na área de cálculo de estruturas metálicas”, a ECCS estabeleceu um acordo com a editora Ernst & John para a distribuição destes manuais por toda a Europa.
Da autoria de Jean-Marc Franssen e de Paulo Vila Real, o livro “Fire Design of Steel Structures” explica e ilustra as regras fornecidas nos Eurocódigos para a concepção de estruturas de aço sujeitas ao fogo.
“Fornece uma introdução ao tema e explica como calcular as acções mecânicas (cargas) em situação de incêndio com base nas informações prestadas nas normas EN 1990 e EN 1991”, refere a nota de imprensa, mencionando também a apresentação de “modelos usados para representar as acções térmicas criadas pelo fogo” e a descrição dos “procedimentos usados no cálculo da temperatura do aço a partir da temperatura do compartimento”.
Nesta obra “são analisadas questões que um projectista pode enfrentar ao avaliar a resistência ao fogo de um edifício, recorrendo a um caso de estudo”, sendo apresentados os processos de cálculo “de uma maneira lógica”, fornecendo aconselhamento prático e útil, para além de “exemplos práticos fáceis de seguir que permitem aos projectistas explorar as vantagens desta nova abordagem” ao cálculo de estruturas em situação de incêndio.