Ria Shopping com balanço positivo no primeiro ano
Em 2009, no primeiro ano de actividade o Ria Shopping facturou no seu conjunto, excluindo as lojas Pão de Açúcar e Box, “nove milhões de euros”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Ria Shopping, em Olhão, o primeiro shopping da Sans Frontieres em Portugal, anunciou “um balanço positivo na comemoração do primeiro aniversário e assume-se como um importante pólo dinamizador da economia da região já que emprega, actualmente, cerca de 350 pessoas – prevendo que este número possa crescer até aos 500 ainda este ano.”
Em 2009, no primeiro ano de actividade o Ria Shopping facturou no seu conjunto, excluindo as lojas Pão de Açúcar e Box, “nove milhões de euros e comercializou mais de 85% do seu ABL”. Relativamente aos números previstos para este ano, Patrícia Múrias, directora do Ria Shopping, avança com expectativas de “10 milhões de euros de facturação, todas as lojas em funcionamento –80 no total – e uma média anual de 12 a 14 mil visitantes/dia”.
Em termos de comercialização, a estratégia actual centra-se no sector da moda . “Efectivamente, a área da moda é uma das principais prioridades e que está a ser potenciada do ponto de vista comercial com especial atenção. A crise económica mundial afectou vários sectores e sobretudo o da moda acarretando as naturais consequências. Neste momento dos 15% de ABL a comercializar a aposta vai para o sector da moda”,refere Patrícia Múrias.
Um ano após a inauguração, o Ria Shopping apresenta-se ao público de uma forma renovada. “O shopping foi alvo de obras de beneficiação que o vão transformar num espaço mais agradável e confortável. Do ponto de vista arquitectónico o Ria Shopping afigura-se uma obra de referência com inúmeros prémios atribuídos, contudo, o reduzido tráfico registado no meses mais frios (Novembro a Fevereiro) impulsionou a que fossem tomadas algumas medidas”.
“Vamos agora aproveitar o primeiro aniversário para apresentar as melhorias efectuadas no piso da restauração através da colocação de barreiras ao vento que garantirão certamente um maior conforto térmico no interior do edifício”, explica Patrícia Múrias para quem estas novidades terão uma grande aceitação junto de lojistas e clientes em geral.
A concretização deste shopping contou com a ajuda da Casais – Engenharia e Construção, que o construiu em “tempo record” – 15 meses, e resultou de um investimento de 30 milhões de euros. A Sans Frontières está a desenvolver outros projectos em cidades de pequena e média dimensão em Portugal, que espera concretizar nos próximos tempos.