Alcobaça investe 15 milhões de euros em novos centros escolares
Para além dos centros escolares de Alcobaça e Benedita, já em execução ao abrigo de uma parceria público-privada, a autarquia tem já aprovadas as candidaturas para a construção de três novos centros escolares em Pataias, Turquel e Alfeizerão
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara Municipal de Alcobaça vai investir, até ao final do mandato, cerca de 15 mil euros na construção de cinco centros educativos, anunciou o presidente da autarquia, Paulo Inácio.
“Estamos a fazer uma revolução na área da educação e a dar um grande espaço para substituir os espaços [escolas] do Estado Novo por modernos edifícios” disse à Lusa Paulo Inácio (PSD), que esta tarde efectuou um balanço dos investimentos efectuados na área da educação.
Para além dos centros escolares de Alcobaça e Benedita, já em execução ao abrigo de uma parceria público-privada, a autarquia tem já aprovadas as candidaturas para a construção de três novos centros escolares em Pataias, Turquel e Alfeizerão.
O Centro Escolar de Pataias terá um investimento de 4,5 milhões de euros, e os de Turquel e Alfeizerão cerca de 3,5 milhões de euros, comparticipados em 80 por cento por fundos comunitários.
Ainda sem candidatura aprovada está o Centro Escolar da Cela, que a autarquia pretende também lançar ainda durante o mandato.
Os novos centros escolares que irão servir alunos do pré-escolar e primeiro ciclo serão, segundo o presidente, “dotados de magníficas condições”, contendo todos, para além das salas, refeitório, biblioteca, auditório, pavilhões desportivos e, um deles, até “uma horta pedagógica”.
A par com o esforço financeiro da autarquia na modernização do ensino básico, Paulo Inácio sublinha “a intervenção do Governo ao nível do secundário”, com a remodelação das escolas secundárias de Alcobaça e S. Martinho do Porto.
Quando forem concluídas as obras, assegura o presidente, “ficaremos com o concelho bastante bem servido até ao secundário”.
Fica a faltar “o ensino superior, que ainda não conseguimos implantar”, acrescenta.
Uma lacuna que o autarca acredita que poderá ter os dias contados já que foi feito um convite ao IPL (Instituto Politécnico de Leiria) “para contemplar Alcobaça no seu plano estratégico”.
A proposta de criação de um pólo do IPL está ainda em negociações sobre as quais Paulo Inácio recusa adiantar pormenores.