Investigadores portugueses autores de primeiro manual técnico de uma colecção mundial
O Design of Steel Structures aborda os conceitos fundamentais do Eurocódigo 3, parte 1-1, relativo às regras gerais e regras para edifícios, introduzindo a sua aplicação prática
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os investigadores Luís Simões da Silva, Rui Simões e Helena Gervásio, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), são os autores do primeiro livro de uma colecção mundial de nove manuais técnicos da European Convention for Constructional Steelwork (ECCS), a associação europeia que congrega as várias associações nacionais de construção metálica.
O Design of Steel Structures aborda os conceitos fundamentais do Eurocódigo 3, parte 1-1, relativo às regras gerais e regras para edifícios, introduzindo a sua aplicação prática.
Neste livro, “a modelação e análise estruturais são abordadas de forma a ajudar os projectistas na fase de projecto”. São também fornecidas “abordagens e critérios de cálculo para os diversos tipos de elementos estruturais”, refere Luís Simões da Silva, um dos autores.
São também, segundo este autor, “apresentados os conceitos teóricos de base e os procedimentos de cálculo que se encontram em sintonia com as exigências Eurocódigo, de modo a obter uma única abordagem da teoria à prática”.
Neste sentido, serão apresentados, ao longo do manual, “vários exemplos de cálculo que irão facilitar a aceitação do Eurocódigo”, que irão, desta assegurar “uma transição suave dos códigos nacionais anteriores” para esta regulamentação europeia.