Instituto de Habitação e Associação Microcrédito querem dinamizar economias locais
Os bairros do Vale da Amoreira (Moita), Cova da Moura (Amadora) e Lagarteiro (Porto) são os territórios abrangidos por este protocolo

Lusa
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
O Instituto de Habitação assinou com a Associação Nacional de Direito ao Crédito um protocolo que prevê o desenvolvimento de acções de promoção do microcrédito junto das economias locais nos territórios abrangidos pela iniciativa “Bairros Críticos”.
Os bairros do Vale da Amoreira (Moita), Cova da Moura (Amadora) e Lagarteiro (Porto) são os territórios abrangidos por este protocolo, que pretende dinamizar diversas acções para reforçar o empreendedorismo social e dinamizar a sustentabilidade destas áreas.
A divulgação das potencialidades e da adequação do microcrédito a estes contextos e a identificação de negócios que incentivem o aparecimento de microempresas nos bairros e a consolidação de um processo de apoio e acompanhamento continuado são algumas das actividades previstas.
Para apoiar o desenvolvimento destas actividades, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai disponibilizar à associação um montante de 20 000 euros, co-financiados pelo mecanismo financeiro dos EEA Grants, que abrange os dez novos membros do espaço económico europeu e Portugal, Espanha e Grécia.
No âmbito dos Planos de Acção dos territórios da iniciativa “Bairros Críticos” estão previstas acções que visam reforçar o potencial empreendedor de comunidades excluídas do mercado de trabalho.