Instituto de Habitação e Associação Microcrédito querem dinamizar economias locais
Os bairros do Vale da Amoreira (Moita), Cova da Moura (Amadora) e Lagarteiro (Porto) são os territórios abrangidos por este protocolo
Lusa
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
O Instituto de Habitação assinou com a Associação Nacional de Direito ao Crédito um protocolo que prevê o desenvolvimento de acções de promoção do microcrédito junto das economias locais nos territórios abrangidos pela iniciativa “Bairros Críticos”.
Os bairros do Vale da Amoreira (Moita), Cova da Moura (Amadora) e Lagarteiro (Porto) são os territórios abrangidos por este protocolo, que pretende dinamizar diversas acções para reforçar o empreendedorismo social e dinamizar a sustentabilidade destas áreas.
A divulgação das potencialidades e da adequação do microcrédito a estes contextos e a identificação de negócios que incentivem o aparecimento de microempresas nos bairros e a consolidação de um processo de apoio e acompanhamento continuado são algumas das actividades previstas.
Para apoiar o desenvolvimento destas actividades, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai disponibilizar à associação um montante de 20 000 euros, co-financiados pelo mecanismo financeiro dos EEA Grants, que abrange os dez novos membros do espaço económico europeu e Portugal, Espanha e Grécia.
No âmbito dos Planos de Acção dos territórios da iniciativa “Bairros Críticos” estão previstas acções que visam reforçar o potencial empreendedor de comunidades excluídas do mercado de trabalho.